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12/03/2013 - 09h28m

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PALMAS PARTICIPAM DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO DO SAEP DO ANO

Redação

      As 38 unidades escolares que atendem o ensino fundamental da rede municipal de ensino de Palmas realizarão nesta terça-feira, 12, a primeira avaliação de 2013 do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (SAEP), nas turmas de 5º e 9º anos. Serão 145 turmas e cerca de cinco mil alunos avaliados.

      Esta primeira avaliação é de caráter diagnóstico e abrange os conteúdos trabalhados no primeiro bimestre do ano. Os resultados serão indicadores importantes para os professores das turmas que este ano farão a Prova Brasil, do MEC, prevista para o segundo semestre.

      A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) implantou, em 2012, o seu próprio sistema de avaliação externa (SAEP), com o objetivo de acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos das escolas municipais nas turmas que fecham os ciclos dos anos iniciais e dos anos finais do ensino fundamental, com foco nas disciplinas base Língua Portuguesa e Matemática.

As avaliações
      A Semed, por meio da Diretoria de Avaliação Educacional e Estatística, adotará este ano uma metodologia diferenciada para avaliar o ensino nas escolas da rede municipal. Serão disponibilizadas avaliações online às unidades educacionais, pelo portal da Semed http://semed.palmas.gov.br, além das provas impressas oficiais do SAEP nos moldes da Prova Brasil/Saeb, sendo duas por semestre.
      A aplicação das avaliações online ficará a cargo das próprias unidades de ensino e a correção e tabulação dos dados sob a responsabilidade da Diretoria de Avaliação Educacional e Estatística, que também é responsável pela elaboração de todas as avaliações do SAEP.

      Segundo a diretora de Avaliação da Semed, Marta Pacheco Ramos, “o principal objetivo das avaliações do SAEP é fornecer aos professores, gestores, pais e comunidade escolar, bem como à Secretaria Municipal de Educação, um raio x da realidade do ensino nas escolas da rede que possam orientar na formulação, na implementação e avaliação de políticas públicas educacionais que conduzam a formação de uma escola de qualidade, bem como promover a democratização da gestão pedagógica, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais do município de Palmas”. Ela afirma que “o desempenho dos alunos não ocorre no vazio, ninguém aprende ao acaso. Ele é fruto de professores bem formados, de bons materiais didáticos e do comprometimento com a aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos em nossas escolas são decorrência do trabalho desenvolvido”, completa. A diretora lembra ainda que o trabalho é constituído por um tripé que é a avaliação diagnóstica, a formativa e a de rendimento, uma desencadeando a outra.
      O ensino nas escolas da Capital tem sido destaque em nível nacional pelo bom desempenho nas médias do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dos últimos anos, em que Palmas figura em 2º lugar, entre as capitais, atrás apenas de Florianópolis (SC), na nota das turmas dos anos iniciais, e em 1º lugar nas turmas dos anos finais.

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