Senar - Campanha
Facebook
06/12/2023 - 14h59m

PROPOSTAS

Aleto aprova projetos que fortalecem o turismo no Tocantins

Por Bico 24 Horas

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) aprova projetos que fortalecem o turismo no Tocantins.

Deputados também aprovaram propostas que fortalecem o calendário cultural do Estado (Foto: Koró Rocha)

Aprovada pelo plenário na sessão desta terça-feira, 5, a proposta da deputada Janad Valcari (PL) que institui a região metropolitana de Palmas como rota turística do Tocantins. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico, apoiar o turismo e gerar benefícios socioeconômicos para a população local, como a geração de emprego e renda, além de aquecer setores do ramo da hotelaria, alimentação, transporte e lazer.

A criação da rota turística na região metropolitana composta pelos municípios de Porto Nacional, Palmas, Lajeado e Miracema vai ampliar o desenvolvimento turístico, histórico, cultural, religioso, gastronômico e ambiental. Além de impulsionar os empreendimentos turísticos e atrair novos turistas, serão beneficiados artesãos, guias de turismo e membros de associações que serão apoiados em suas atividades.

São destaques nos roteiros turísticos de Palmas a praça dos Girassóis, parque Cesamar, parque dos Povos Indígenas, Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), Ilha do Canela, Praias das Arnos, Prata e do Caju, cachoeiras de Taquaruçu, da Roncadeira, Escorrega Macaco, Bela Vista, da Arara, Vai Quem Quer e outras. Já nos municípios de Porto Nacional, Lajeado e Miracema são roteiros turísticos a Catedral Nossa Senhora das Mercês, Ilha Porto Real, Praia do Segredo, Parque Estadual do Lajeado, praia do Funil, Balneário Ilha Verde, Morro do Leão, praia do Paredão e Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães.

Com o mesmo teor, também foi aprovado a proposta do deputado Júnior Geo (PSC), que institui o Distrito de Taquaruçu como rota do turismo ecológico, gastronômico, cultural e de aventura. A ideia é apoiar a comercialização de produtos e serviços locais, incentivar as festividades e gastronomia, além de valorizar atrativos naturais, culturais e as potencialidades turísticas.

Outras propostas aprovadas instituem no calendário cultural do Tocantins o torneio de pesca do Tucunaré, a semana do Turismo Rural na última semana de setembro e as Cavalhadas de Taguatinga. Os projetos são de autoria da deputada Claudia Lelis (PV) e Eduardo Mantoan (PSDB).

Também ficam instituídos o Dia Estadual do Vaqueiro, em 29 de agosto, proposto pelo deputado Cleiton Cardoso (Republicanos) e a Semana da Mulher Rural, na terceira semana de outubro. De autoria do deputado Gutierrez Torquato (PDT), a matéria visa valorizar o papel da mulher na Agricultura Familiar e dedicar a esse público uma semana voltada para a realização de cursos e capacitações técnicas para ajudar as mulheres em suas atividades rurais, além de promover eventos para debater as políticas públicas para as mulheres na Agricultura.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS