Facebook
02/04/2013 - 08h39m

Agrotins terá demonstração de Sistema de Produção de Frutas

Redação

      Durante a maior feira de tecnologia agropecuária da região Amazônica - a Agrotins, o sistema de produção integrada do abacaxi e da banana será demonstrado na vitrine da área de fruticultura. O objetivo é mostrar o sistema de produção integrado, que emprega tecnologias que permitem a aplicação de boas práticas agrícolas e o controle efetivo de todo processo produtivo.

      As culturas que farão parte da unidade demonstrativa são: abacaxi pérola e banana, além de maracujá. A área tem quatro mil metros quadrados, localizados no lado direito, na entrada da Feira. Segundo o assessor executivo de Desenvolvimento Vegetal da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, José Américo Rocha Vasconcelos, todas as culturas foram irrigadas nos primeiros meses após o plantio. A vitrine do abacaxi foi irrigada por microaspersão e aspersão convencional, a do maracujá pelo método de gotejamento e a banana por microaspersão.

      De acordo com o responsável pelo setor, durante a feira técnicos informarão sobre o sistema tecnológico, orientando a forma do manejo do plantio até a colheita. “A novidade para este ano será a demonstração de insumos e implementos especialmente para a produção de frutas, tecnologia que poderá ser utilizada por todos os produtores, independente do tamanho da área a ser cultivada”, adianta assessor executivo.

Dados

      De acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a área de abacaxi no Estado foi de 2.853 hectares e produção de 39.450 toneladas. A área cultivada de banana foi de 4.237 hectares e 28.054 toneladas e para o maracujá, área de 61 hectares e produção de 670 toneladas (dados: março de 2011).
Agrotins

      A Feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Seagro e suas instituições vinculadas (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário. Para a Agrotins 2013 são esperadas 75 mil pessoas, 450 expositores e a movimentação financeira de negócios (propostas, vendas diretas e negociações futuras) que foi de 324 milhões em 2012, este ano deve chegar a R$ 350 milhões.A Feira será promovida de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS