Facebook
12/09/2017 - 15h07m

PROJETO ECOSOL TERRITORIAL

Agentes de Economia Solidária do Bico farão intercâmbio de uma semana em Fortaleza-CE

Com informações de Sônia Pugas

Agentes serão os responsáveis para implantar o Projeto nas cidades contempladas (Foto: Carlessandro Souza)

Os 07 agentes do Projeto Ecosol Territorial ou Economia Solidária do Bico do Papagaio embarcaram para Fortaleza-CE, nesta segunda-feira, 11, para um intercâmbio de conhecimento de experiências em Economia Solidária e Banco Solidário. Eles serão acompanhados pela gestora da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral.

Durante uma semana, o grupo visitará os principais projetos considerados bem-sucedidos na Capital cearense, haja vista que os mesmos já desenvolvem ações do Ecosol, e o objetivo é fazer com que os agentes tocantinenses possam absorver as boas práticas e experiências e incrementá-las ou implantá-las no Tocantins.

Entre os locais a serem visitados estão a Cooperativa de Confecção de Artefatos Têxteis Passo Firme (Coopfirme), fundada há 11 anos por um grupo de 26 mulheres. A Coopfirme produz artigos femininos em crochê, tapeçaria, fuxico, pintura, bordado, bijuteria, ponto de cruz, macramé, confecção (infanto-juvenil e adulta), bonecas, bolsas e produtos de cama, mesa e banho; o Banco Palmas, este resultante da 1ª experiência de Banco Comunitário no Brasil, advindo de um processo de organização em comunidade; o Projeto Elas (emancipação de mulheres), com educação financeira; o Palma Fashion (costura e moda), entre outros.

Economia Solidária

O Projeto Ecosol Territorial visitou no mês de julho deste ano, todas as 17 cidades que foram contempladas com a Economia Solidária. O Objetivo foi explicar à comunidade as nuances dele bem como escolher um representante de cada cidade para esta visita a Fortaleza.

“O Ecosol Territorial é muito mais que um programa de geração de renda. Ele é o resgate de cultura, de valores e até de uma mudança de comportamento porque as pessoas voltarão a conversar, discutir, focar coletivamente em um objetivo que todos se beneficiarão”, disse a gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Mara Noleto, acrescentando que o Projeto tem como objetivo principal a autonomia financeira das pessoas envolvidas no mesmo.

Cidades contempladas

Bico do Papagaio (Esperantina, Sampaio, São Miguel do Tocantins, Carrasco Bonito, Axixá do Tocantins, Araguatins e Augustinópolis); Jalapão (Lagoa do Tocantins, Mateiros, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins) e Sudeste (Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Paranã, Taipas do Tocantins e Dianópolis).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS