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18/09/2024 - 17h07m

UNITINS

Acadêmicos de Pedagogia são apresentados às escolas para estágio supervisionado em Araguatins

Por Bico 24 Horas

Neste semestre 42 acadêmicos vão passar pela experiência do estágio curricular.

Os acadêmicos da Unitins foram apresentados nas escolas onde irão atuar  durante o estágio supervisionado (Foto: Arquivo Pessoal)

O estágio supervisionado muitas vezes é um desafio para acadêmicos e professores. Este é um dos momentos  em que os alunos vão colocar em prática tudo aquilo que foi visto e  desenvolvido em sala de aula. De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia (PPC/Pedagogia), o estágio curricular deve garantir aos graduandos experiências de exercício profissional em ambientes escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências que envolvem observação, participação, planejamento e regência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Com o objetivo de aproximar os estudantes do campo de atuação, a coordenação do curso de Pedagogia e os docentes responsáveis por acompanhar os serviços desempenhados no estágio supervisionado fizeram a apresentação dos alunos nas escolas onde irão atuar. Neste semestre, 26 acadêmicos do 8º período e 16 do 6º período vão passar pela experiência do estágio nas disciplinas Estágio Supervisionado II: ensino fundamental/séries iniciais, ministrada pela professora Eliania Pereira Pinheiro, e Estágio Supervisionado IV: gestão escolar, ministrada pela professor Raimundo Carvalho Moura Filho.

A acadêmica do 6º período Nalanda Vitória Soares da Silva afirma que a expectativa para esta fase do estágio supervisionado é enriquecer o aprendizado teórico e proporcionar uma compreensão mais profunda das dinâmicas escolares das interações entre professores, alunos e a comunidade escolar. Para ela, esta etapa é muito importante, pois “é possível ver a interdependência da teoria e da prática, além disso proporciona ao estudante a experiência de vivenciar de perto a realidade escolar e consequentemente nos dar uma visão mais ampla sobre a profissão escolhida. A apresentação formal acompanhada da professora de estágio garante uma maior receptividade e acolhimento da escola, e nos proporciona uma certa segurança, eu me senti bem abraçada e muito mais à vontade”.

Para o professor Raimundo Carvalho Moura Filho, o principal resultado do estágio é formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de articular teoria e prática de forma integrada e consciente. “Espero que o estágio permita aos futuros professores enxergarem a escola pública como um espaço de aprendizado significativo e de transformação social. Além disso, que o processo estimule o questionamento e a proposição de intervenções pedagógicas que respondam às demandas sociais e promovam uma educação mais justa e inclusiva. O estágio é fundamental na formação dos futuros professores, porque é o momento em que teoria e prática se encontram de maneira concreta. Ele vai além de ser apenas um componente curricular; é um espaço onde podemos testar, refletir e reconstruir nossas próprias ideias sobre a educação. Acredito que, como Pimenta e Lima (2012) destacam o estágio deve ser entendido como uma oportunidade para o professor em formação agir como um intelectual crítico, capaz de investigar e questionar as práticas pedagógicas existentes nas escolas. Essa vivência nos desafia a ir além da simples aplicação de técnicas, fazendo-nos pensar sobre o sentido do nosso trabalho na escola pública e a nossa responsabilidade em transformar a realidade educacional”, explica o professor.

Neste semestre os acadêmicos irão atuar em oito escolas entre as cidades de Araguatins, São Bento e Augustinópolis.

A diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Nair Duarte, Diana Celma dos Santos Barbosa, afirma que a atuação dos estudantes no estágio supervisionado contribui muito no aprendizado dos alunos. “O campo de estágio é uma janela para a docência. Quanto mais intimidade o acadêmico tem com esse universo, mais próximo ele fica de se tornar um profissional de sucesso, pois conhece de perto o seu futuro campo de atuação. Consequentemente, os alunos que são atendidos por eles, recebem suporte e atenção têm mais chances de entender os conteúdos e se aproximar da aprendizagem”. A diretora menciona ainda que este primeiro contato do graduando com a escola é essencial para a imersão no estágio.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro, completa que o estágio representa uma etapa essencial na formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia, pois é um momento de grande importância para a consolidação da teoria e da prática. “Durante essa fase, os acadêmicos têm a oportunidade de associar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso com a realidade do ambiente escolar, preparando-se de maneira mais eficaz para os desafios futuros enquanto profissionais da educação. Assim, o estágio não é apenas uma etapa obrigatória do curso, mas um componente fundamental que marca a transição de aprendizes para o de profissionais atuantes no campo da educação, contribuindo significativamente para sua formação integral e para o impacto positivo que terão em suas futuras carreiras”.

A apresentação foi acompanhada pelos professores e coordenação do curso de Pedagogia

Esta é a primeira etapa para iniciar os estágios curriculares 2024

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