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06/09/2018 - 12h55m

EDUCAÇÃO

Técnica responsável pelo Jovem em Ação na DRE de Tocantinópolis participa de formação para alinhamento dos conceitos do Programa nas escolas

Redação

Os participantes têm acesso a orientações para compreensão e aplicação do instrumento para Medição da Maturidade de Procedimentos (MMP)

A equipe de implantação do Programa Jovem em Ação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e os técnicos responsáveis pelo Programa em nove Diretorias Regionais de Educação (DREs) participam de formação para alinhamento dos conceitos do Jovem em Ação nas escolas. A formação teve início na última terça-feira, 4 de agosto, e se estende até o dia 6. Entre os participantes, está Gizelda Moura Rodrigues, técnica responsável pelo Jovem em Ação na DRE de Tocantinópolis.

Os participantes têm acesso a orientações para compreensão e aplicação do instrumento para Medição da Maturidade de Procedimentos (MMP), que tem como foco a avaliação do trabalho desenvolvido nas Escolas Jovem em Ação, para melhoria da oferta.

A formação é conduzida pela Consultora de Gestão e Educação, do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Renata Macedo, que destacou a funcionalidade da MPP. “Essa nova formação tem o objetivo de assegurar a eficácia do Programa Jovem em Ação nas escolas. Com base nas vivências da escola, os técnicos e responsáveis intensificam os procedimentos que a escola desenvolve. A partir do instrumento Medição da Maturidade é possível ver que cada metodologia do modelo pedagógico e cada instrumento de gestão tem um grau de maturidade dentro das escolas que deve ser alcançado.”

Após a formação e aplicação do instrumento para Medição da Maturidade de Procedimentos, as escolas irão alinhar os procedimentos e identificar se eles estão sendo desenvolvidos da maneira que cada metodologia e cada instrumento exige.

Para Leandro Vieira, Especialista em Gestão, a formação é essencial para o pleno desenvolvimento dos procedimentos e ações na escola. “A partir daqui, as equipes terão subsídio para trabalhar nas escolas e melhorar a realização das atividades como as Disciplinas Eletivas e os Projetos de Vida, além de orientações sobre a atuação na organização de dados, metodologias e monitoramento do currículo”, destacou.

Já a técnica responsável pelo Jovem em Ação na DRE de Tocantinópolis, Gizelda Moura Rodrigues, disse que a formação é importante para a melhoria das ações na escola. “A formação dá abertura para compreendermos a rotina da escola e alinharmos as atividades que melhor atendam à proposta do programa”, finalizou.

Formação de Indicadores

Estão pautados para serem abordados, no dia 6, na formação de Indicadores do Programa Jovem em Ação, o Projeto de Vida, o eixo principal da escola; Modelo de Gestão e Práticas com indicadores; Acompanhamento do Plano e do Programa de Ação; Articulação do Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão: gestão do currículo; entre outras temáticas.

A formação reunirá para cerca de 34 pessoas e tem como objetivo subsidiar as equipes escolares para monitorar de maneira eficaz os resultados pactuados nos seus Planos de Ação.

Escola Jovem em Ação

Escola Jovem em Ação é o nome dado, no Tocantins, ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, uma iniciativa do governo federal, em parceria com os Estados que têm como objetivo implementar o ensino médio em tempo integral, promovendo uma grande mudança curricular e estrutural nas unidades educacionais. Para isso, as áreas de conhecimento são trabalhadas, junto aos jovens, de maneira diferenciada, despertando a capacidade de transformar sonhos em projetos de vida.

Além disso, os alunos têm acesso a salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas eletivas, estudos dirigidos e uma série de mudanças curriculares que têm como objetivo prepará-los, tanto para o ingresso na universidade quanto para o mundo do trabalho. O foco da Escola Jovem em Ação é o sucesso dos alunos por meio da melhoria no desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil.

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