Facebook
25/01/2019 - 10h20m

TRÊS ESTÃO FORAGIDOS

'Surpresa grande', diz presidente da Câmara de Augustinópolis sobre esquema de corrupção entre vereadores

Vereadores estão detidos na delegacia de Augustinópolis (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O presidente da Câmara de Augustinópolis, Cícero Cruz Moutinho (PR), declarou que não sabia sobre o suposto esquema de corrupção na casa de leis. Nesta sexta-feira (25), a polícia deu início a uma operação para prender dez parlamentares da cidade. Sete foram presos e três são considerados foragidos. Ao todo, a cidade tem 11 vereadores. Apenas o presidente não teve a prisão decretada, mas foi intimado para depor. Segundo a Polícia Civil, o esquema de corrupção pode ter desviado R$ 1,5 milhão durante três anos.

"Para mim está sendo uma surpresa. Uma surpresa grande, não estou sabendo nem do que se trata essa situação. [Agora] Esperar que vai ser feito. Não recebi nenhuma decisão, simplesmente fui intimado para vir à Câmara e depois à delegacia", disse o presidente.

A operação foi chamada de Perfídia e está sendo realizada pela Polícia Civil e Ministério Público. São 14 mandados de busca e apreensão, dez de prisão temporária e três intimações para prestar depoimento. O prefeito da cidade e o presidente da câmara não estão sendo investigados neste momento.

Até às 9h desta sexta-feira (25), apenas os vereadores Wagner Uchôa (MDB), Edivan Neves da Conceição (MDB) e o Antônio Queiroz (PSB) ainda não foram encontrados. Todos os demais mandados foram cumpridos. Os parlamentares vão responder por corrupção passiva e associação criminosa.

"Durante todo o monitoramento dos vereadores, em nenhum momento foi ouvido falar em benefícios que seriam para a população de Augustinópolis. Visavam apenas o locupletamento de dinheiro, extorquindo, de certo modo, a prefeitura para pagar valores para que aprovassem projetos oriundos da Prefeitura Municipal de Augustinópolis", comentou o delegado Thyago Bustorff.

Segundo a polícia, os vereadores recebiam uma espécie de mesada para votar a aprovar projetos de lei enviados pela prefeitura. A suspeita é de que o esquema movimentava cerca de R$ 40 mil por mês. A propina teria sido paga inclusive para a votação da Lei Orçamentária de 2019.

O presidente garante que não sabia sobre o esquema. "Porque desde o início do meu mandato eu nunca tive muito acesso ao prefeito. Não tenho acesso para buscar nada, pedir nada junto à prefeitur [...] Aqui sou chamado de oposição, não sei como funciona. Não estou por dentro da situação", disse. (G1)

Polícia investiga esquema de propina na Câmara de Augustinópolis (Foto: Lucas Ferreira/ TV Anhanguera)

Deixe seu comentário:

4 Comentário(s)

  • John Rodrigues Rocha | 25/01/2019 | 23:35 O brasileiro tá sem jeito, não tem mais gente honesta nessa droga de pais que vergonha.
  • Doralice Pereira de Sousa | 25/01/2019 | 21:13 Quanta desonestidade quem faz isso é capz de coisas muito piores.
  • So acho | 25/01/2019 | 13:13 falta pulso firme em Araguatins !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • xega em araguatins por favor | 25/01/2019 | 13:05 E em Araguatins nao acontece nada. Alguem sabe explicar por que aki a corda fica Solta ???????????????????????????????????????
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS