Facebook
09/08/2019 - 21h32m

CAPACITAÇÃO

Setas realiza cursos de inclusão produtiva em municípios do Bico

Com informações de Eliane Tenório

Setas realizará cursos de inclusão produtiva em municípios do Bico do Papagaio (Foto: Ascom)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), desenvolve programas para inclusão produtiva, por meio de cursos de capacitação para produção de artesanato local, panificação, cabeleireiro, maquiagem e design de sobrancelhas favorecendo o desenvolvimento humano, gerando renda e trabalho e valorizando a convivência familiar e o equilíbrio com o meio ambiente nos municípios tocantinenses. Os cursos são realizados em parceria com as prefeituras.

Com essa proposta, no decorrer do ano, a Setas oferece cursos semiprofissionalizantes de artesanato em 129 municípios do Estado do Tocantins. A meta, em 2019, é de qualificar 2.435 pessoas. Nesse ano, 10 municípios foram atendidos com os cursos, capacitando 578 pessoas. Na quinta-feira, 8, foram  finalizados os cursos realizados em São Félix do Tocantins, e  nesta sexta-feira, 9, as capacitações em São Miguel do Tocantins.

O secretário da Setas, Messias Araújo, explica que as ações de governo visam qualificar as pessoas e gerar emprego e renda para que, automaticamente, saiam da dependência do Estado e tenham suas próprias empresas, para que possam gerar trabalho e renda proporcionando o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A qualificação em empreendedorismo propicia o empoderamento das famílias no que se refere ao comércio justo e solidário, ajustando as obrigações, para que as famílias saiam da linha da extrema pobreza e tenham seus próprios empreendimentos”, afirmou.

Novas turmas

Na segunda-feira, 12, as equipes da Setas iniciam uma nova série de cursos, desta vez nos municípios de Araguatins, Itaguatins e São Miguel do Tocantins. Serão ministrados quatro cursos em cada cidade, com previsão de capacitar 243 pessoas. As capacitações seguem até sexta-feira, 16. Além dos três municípios do Bico do Papgaio especificado acima, as equipes da Setas também realizará cursos nos municípios de Juarina, Lageado e Xambioá.

Termo de parceria

Durante os eventos serão assinados os termos de parcerias técnicas para o Plano de Ação Estadual, que se celebram entre o Governo do Tocantins, por meio da Setas, e prefeituras, via Secretarias Municipais de Assistência Social. O objetivo é desenvolver ações integradas de inclusão produtiva, urbana e rural, com os 129 municípios de pequeno porte, potencializando os beneficiários dos programas de transferência de renda e de economia solidária.

Palestras

Além dos cursos de Inclusão Socioprodutiva acima citados, também serão ministradas palestras que têm como objetivo conscientizar as comunidades envolvidas no projeto a respeito dos aspectos mais importantes no desenvolvimento humano, que são a geração de trabalho e renda, assim como da situação em que vivem.

A Setas desenvolve a inclusão produtiva, com cursos de capacitação para produção de artesanato local, panificação, cabeleireiro, maquiagem, design de sobrancelhas, e outros (Foto: Ascom)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS