Facebook
17/10/2019 - 17h30m

SAÚDE

SES promove oficina em alusão ao "Dia Mundial de Alimentação" para profissionais do Bico

Redação

Secretaria Estadual de Saúde promoverá oficinas em alusão ao “Dia Mundial de Alimentação”

Para lembrar o “Dia Mundial de Alimentação”, comemorado no dia16 de outubro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoverá Oficina sobre Vigilância Alimentar e Nutricional e outras Ações da Politica de Alimentação e Nutriçãopara os profissionais de saúde dos municípios da região do Bico do Papagaio, onde serão discutidos os programas: “Saúde na Escola” e “Crescer Saudável” e realizadas ações de promoção da alimentação e estilo de vida saudável.

O objetivo é sensibilizar, informar, incentivar e mobilizar os trabalhadores da saúde na promoção da alimentação saudável junto aos usuários das unidades básicas de saúde, visando a diminuição de vários agravos relacionados à má alimentação como obesidade, hipertensão, diabetes e, até câncer, aproveitando também as temáticas das campanhas “outubro rosa” e “novembro azul”.

A oficina terá carga horária de 16 horas e acontecerá nos dias 29 e 30/10, em Augustinópolis, para municípios da região do Bico do Papagaio.

De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, no Tocantins em 2018, o excesso de peso foi de 15,5% em crianças menores de cinco anos e de 54,75% em adultos. Para o enfrentamento desse cenário, o setor saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável, compromisso expresso na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e na Política Nacional de Promoção da Saúde.

A promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) deve fundamentar-se nas dimensões de incentivo, apoio e proteção da saúde e deve combinar iniciativas focadas em políticas públicas saudáveis, na criação de ambientes saudáveis, no desenvolvimento de habilidades pessoais e na reorientação dos serviços de saúde na perspectiva da promoção da saúde.

Outras informações podem ser obtidas na Diretoria de Atenção Primária, pelo do telefone (63) 3218-2732 ou e-mails: [email protected] e [email protected]

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS