Facebook
14/01/2019 - 20h10m

APÓS SAÍDA DE CUBANOS

Programa Mais Médicos não preencheu todas as vagas no TO; cinco municípios do Bico já tiveram as vagas preenchidas

Redação

Após o governo de Jair Bolsonaro (PSL) acabar com o programa Mais Médicos com os profissionais cubanos, o Tocantins ainda permanece com vagas abertas para o projeto. Do total de 89 vagas, o Estado preencheu 72. O projeto tem como objetivo garantir o atendimento de médicos nas cidades afestadas dos grandes centros.

Conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) já tiveram as vagas preenchidas as cidades de: Ananás, Araguatins, Axixá, Buriti, Tocantinópolis, Palmas, Gurupi, Colinas, Paraíso, Araguaína, Arapoema, Araguanã, Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins e Dianópolis. Nos municípios com vagas abertas constam ainda seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) - Saúde indígena.

A estimativa do Ministério da Saúde é de que depois de quase dois meses após o anúncio da saída dos médicos cubanos do Mais Médicos e após duas rodadas de seleção de profissionais, ao menos 1.462 vagas no programa federal ainda não foram preenchidas. Os dados são de novo balanço do MS divulgado na última semana. Segundo a pasta, de 8.517 vagas ofertadas após o anúncio da saída dos médicos cubanos do programa, 17% ainda não tiveram médicos interessados ou foram alvo de desistências.

A segunda chamada foi iniciada em dezembro com vagas remanescentes do primeiro edital. Das 2.549 vagas ofertadas, porém, apenas 1.707 vagas foram preenchidas. Outras 842 não tiveram interessados.

Para complicar, o edital foi alvo de novas desistências. De acordo com o ministério, do total de inscritos na segunda chamada, apenas 63% se apresentaram aos municípios para iniciar as atividades.

O prazo para que essa apresentação ocorresse terminou na última quinta-feira (10). 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS