Campanha: ENERGISA - WEB BANNER INSTITUCIONAL 2018
Facebook
20/10/2017 - 13h19m

SAÚDE

Profissionais de Araguaína participam de capacitação para identificar hanseníase

Thatiane Cunha/Foto: Marcos Filho/Ascom

Entre os objetivos da qualificação estão a melhoria da detecção dos casos, aumento das habilidades dos profissionais, redução do número de casos novos e o aumento do interesse e conhecimento das pessoas sobre a doença

 

Desta segunda-feira 23 até o sábado 28, mais de 400 profissionais de saúde das unidades públicas de Araguaína, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões dentistas, assistentes sociais, psicólogos e agentes comunitários de saúde, farão capacitação para identificar casos de hanseníase em pacientes. Os encontros serão ministrados por especialistas do Ministério da Saúde e contarão com aulas teóricas e práticas, além de um mutirão com a população.

Os objetivos da qualificação são a melhoria da detecção dos casos, aumento das habilidades dos profissionais de saúde, redução do número de casos novos, aumentar o interesse e o conhecimento das pessoas sobre a hanseníase e a participação de grupos de autocuidado em identificar casos suspeitos e encaminhá-los à unidade básica de saúde (UBS).

Em Araguaína, no período de 2011 a 2016, foram diagnosticados 780 novos casos de hanseníase, com uma média de 71 novos diagnósticos por ano. A cidade no Estado só fica atrás da capital, Palmas, no número de casos novos da doença no mesmo período (1.091). 

Capacitações
Nesta segunda, as aulas teóricas acontecerão das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 em dois locais: no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) 2, no Setor Araguaína Sul, para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões dentistas, assistentes sociais e psicólogos; e no auditório do Centro Universitário Itpac, para os agentes de saúde.

A partir da terça-feira 24 até a sexta-feira 27, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, serão as aulas práticas nas UBS, onde os pacientes serão avaliados pelos profissionais sob a supervisão dos especialistas.

Mutirão

No dia 28, sábado, será realizado o mutirão de consultas para a população no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) 2, no Setor Araguaína Sul, das 7h30 às 11h30. Poderão se consultar pessoas que apresentem manchas na pele, dormências, formigamentos ou que tenham casos de hanseníase na família.

Programação
Dia 23 (segunda-feira)

7h30 e 13h30 – Capacitação teórica em abordagens inovadoras para médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e cirurgiões dentistas (CRAS 2 Araguaína Sul – Praça Iguaçu, Setor Araguaína Sul);
7h30 e 13h30 - Capacitação teórica em abordagens inovadoras para agentes comunitários de saúde (Auditório do Centro Universitário Itpac, no Setor Oeste).

Dia 24 (terça-feira)
7h30 e 13h30 - Capacitação prática com consultas a pacientes (UBS Araguaína Sul, Rua dos Pinheiros com Rua Bacuri, s/nº, no Setor Araguaína Sul).

Dia 26 (quinta-feira)
7h30 e 13h30 - Capacitação prática com consultas a pacientes (UBS José de Sousa Rezende, Rua São João Batista, Lote 2, Quadra 1D, no Setor Alto Bonito).

Dia 27 (sexta-feira)
7h30 e 13h30 - Capacitação prática com consultas a pacientes (UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, Rua dos Macucos, no Setor Maracanã).

Dia 28 (sábado)
7h30 - Mutirão de consultas para a população (CRAS 2 – Praça Iguaçu, no Setor Araguaína Sul).

Deixe seu comentário:

WRGPS OABGPS OAB1FarcomSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoGPSWELLBlog do Felipe de Sá