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20/12/2017 - 03h23m

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Comunitária e parceiros lançam edital de eleição do conseg em ananás e realizam reunião comunitária em Tocantinópolis

Rogério de Oliveira

Na noite da última segunda-feira, 18, a Assessoria de Polícia Comunitária, em parceria com a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar e a 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil, promoveu uma reunião comunitária de segurança visando à implantação do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (CONSEG), na cidade de Tocantinópolis.

O CONSEG é uma ferramenta de participação social em segurança pública, atuando como entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário.

Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvimento de projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com entidades públicas e privadas.

O evento aconteceu no auditório do Ministério Público e teve início com a apresentação da filosofia de polícia comunitária, que é fundamentada no sistema de segurança pública brasileiro, tema conduzido pelo Comando dos órgãos policiais locais e pelo Assessor de Polícia Comunitária.

Após as apresentações foi definida a comissão de implantação do referido CONSEG, composta pelo delegado regional de Polícia Civil, Tiago Daniel de Morais e o CAP PM José Cantanhede, Coordenador Local de Polícia Comunitária, os quais são membros natos. Completam a Comissão, os representantes da comunidade, Gilmar Gonçalves, Presidente do Sindicato Rural de Tocantinópolis, a senhora Maria Vani Brito, empresária local, e o Gerente Geral do Banco do Brasil, Cláudio César Rocha Coelho.

Conseg Ananás

Também na noite do dia 18/12, a comunidade de Ananás se reuniu com as forças de segurança da cidade e com a Assessoria de Polícia Comunitária para dar andamento na implantação do CONSEG local. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal, havendo o lançamento do edital para que as chapas possam concorrer às eleições da Diretoria Executiva do CONSEG, sendo definido que de 19 de dezembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018 é o prazo para que os interessados possam inscrever as chapas.

A eleição ocorrerá no dia 20 de janeiro de 2018, no auditório da Prefeitura Municipal, das 08hs às 11hs, no horário do Tocantins.  Caso apenas uma chapa se habilite ao processo eleitoral, a eleição se dará por aclamação em reunião com a comunidade local, no dia 20 de janeiro de 2018, às 11h45, no auditório da Prefeitura Municipal.

O representante da Assessoria de Polícia Comunitária, 3º sargento PM Reginaldo Brabo Júnior, conduziu a reunião abordando sobre os procedimentos para inscrições de membros e chapas que concorrerão à Diretoria Executiva do CONSEG e sobre a realização de todo processo eleitoral.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (63) 3218-1836 ou policiacomunitaria@ssp.to.gov.br

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