Facebook
28/05/2019 - 16h44m

PALMAS

Maio Amarelo: Sesmu participa de simulação com motoristas do transporte público e realiza fiscalização das condições dos veículos

Secom Palmas

Colaboradores da Expresso Miracema em curso que destacava a importância da atenção com o ciclista (Foto: Divulgação Sesmu)

Na manhã desta terça-feira, 28, os motoristas da Expresso Miracema participaram de um curso no Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) que abordou os cuidados necessários com os ciclistas no perímetro urbano. O curso contou com a parceria da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), e foi dividido em duas partes: A teórica, que interagiu com os colaboradores e esclareceu dúvidas sobre as normas de trânsito conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e a prática, que colocou os condutores no lugar dos ciclistas simulando o fluxo nas vias da Capital e a relação: veículo e bicicleta.

Um dos pontos destacados e discutidos na parte teórica do curso foi a direção preventiva que trata sobre a forma de dirigir, que permite ao condutor prever situações de perigo agindo de maneira a evitar ou reduzir os riscos existentes. As técnicas de direção preventiva ajudam o condutor a se proteger e proteger os demais com atitudes conscientes e responsáveis para um trânsito seguro.

Fiscalização

A Secretaria realizou ainda pela manhã mais uma fiscalização de rotina para averiguar os itinerários das linhas do transporte público, bem como as condições dos veículos em questões de segurança, mobilidade e acessibilidade. A ação dos agentes de Trânsito e Transportes acontece semanalmente em todas as estações da Capital.

Ver essa fiscalização acontecendo me deixa bastante confiante na qualidade do transporte público da nossa cidade. Faço uso dele todos os dias, exatamente nesse horário e na grande maioria das vezes os veículos que pego na linha estão em boas condições. Se não tiver, eu sei onde reclamar, toda semana os agentes de fiscalização estão por aqui”, afirma a vendedora Cleuza Silva, usuária do transporte público de Palmas.

Os motoristas das linhas reforçam a importância desse tipo de ação até para garantir boas condições de trabalho para eles mesmo. “Quando é preciso colaborar com a fiscalização dos agentes eu estou sempre à disposição. Além de ser um ponto para a qualidade do serviço que é oferecido para as pessoas, garante a nossa segurança no ambiente de trabalho. Um veículo fiscalizado frequentemente tem menos chances de sofrer algum dano imprevisto”, conclui o motorista da linha 010, José Almeida.

Durante a manhã, 33 veículos foram fiscalizados, dois atos de infração foram registrados e ambos serão encaminhados para a empresa responsável.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS