Facebook
17/10/2019 - 11h26m

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Jair Farias busca parceria com o governo para financiamento de tanques-rede para criação de tilápias

Ascom / Deputado Jair Farias

Deputado Jair Farias busca parceria com o governo para financiamento de tanques-rede para criação de tilápias (Foto: Benhur Sousa)

Um requerimento apresentado pelo deputado estadual Jair Farias, na sessão ordinária desta terça-feira, dia 15, solicita ao Governo do Estado uma parceria com as colônias de pescadores do Estado, através de convênio com a Agência de Fomento, a fim de financiar tanques-rede para a criação de tilápias. Jair Farias tem sido um representante dos pescadores ao buscar apoio para a categoria em diversas instituições, como Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado (Seagro), Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Brasil (BB). No dia 10 de agosto, após articulação do parlamentar, foi realizado no município de Palmeiras do Tocantins uma reunião para implantação de projeto-piloto de piscicultura em tanques-rede no município.

Na ocasião, os pescadores conheceram as técnicas de manejo em tanques-rede, através de uma palestra feita por técnicos do Ruraltins. O gerente de Aquicultura do Ruraltins, Andrey Costa, afirmou que Palmeiras tem as viabilidades e características técnicas que vão propiciar o desenvolvimento da piscicultura no município. A grande discussão na reunião foi como os pescadores se organizariam socialmente para viabilizar o projeto a um custo menor para terem um parque aquícola bem sucedido.

Para viabilizar o projeto, o pescadores precisam adquirir os equipamentos e infraestrutura necessária, sendo esse o motivo do requerimento do deputado Jair Farias para o convênio da Agência de Fomento com as colônias de pescadores. Segundo Jair Farias, uma das dificuldades dos pescadores para conseguir o financiamento é a falta de garantia exigidas pelas instituições financeiras, o que impede que pequenos produtores tenham acesso aos recursos. “Diante desse cenário, a intervenção do poder público é imprescindível para alavancar a atividade de piscicultura, com esse requerimento busco uma parceria necessária para viabilizar o início das atividades no que se refere à produção de peixes”, sustentou Jair Farias.

Os pescadores do Estado estão vendo a cada ano diminuir a quantidade de peixes em rios e lagos. “Não tem peixe suficiente, a demanda é maior do que a produção, hoje quase ninguém está conseguindo tirar um salário que dê pra viver, então esse projeto pra nós é um muito importante e necessário”, disse na ocasião o pescador Emiliano Dias Carneiro, da Colônia de Pescadores Z-8 que tem cerca de 100 associados.

O que os pescadores sentem na prática, o Ruraltins comprovou através de pesquisa. Um censo da aquicultura feito pelo órgão apontou que a produção de pescado está caindo a cada ano. A boa notícia é que a produção de tilápia surge como uma saída para garantir o sustento dos pescadores e suas famílias, bem como aquecer a economia de pescado no Estado. Atualmente a produção do Tocantins é de cerca de 15 mil toneladas de pescado.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS