Facebook
28/03/2015 - 13h18m

Deputados querem ouvir estudantes e reformar Unitins dos campi de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis

Redação

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia, presidida pelo deputado Vanderlei Barbosa (Solidariedade), reunida na tarde desta quinta-feira, dia 26, em audiência pública sobre a viabilidade da incorporação de mais de mil alunos de faculdades municipais pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), decidiu agendar novas audiências nas cidades envolvidas. Assim, Augustinópolis, Araguatins e Dianópolis devem contar com a presença da comissão em breve para ouvir diretamente as comunidades afetadas.

A fundação passa por problemas, porque, por meio de medida provisória editada em janeiro no ano passado e aprovada pela Assembleia em março de 2014, foram incorporados na instituição 261 alunos de Araguatins, 777 de Augustinópolis e 158 de Dianópolis. Mas com o atraso na votação do Orçamento do Estado, a Unitins ficou sem respaldo financeiro para adequar sua estrutura para os novos estudantes.

Também foi acolhida a sugestão dos deputados Ricardo Ayres (PSB) e Paulo Mourão (PT) de um levantamento acerca do inventário doado pela Unitins quando da criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na época, o Governo do Estado doou móveis e imóveis públicos para favorecer a instalação da UFT. Agora, os parlamentares intencionam dimensionar o valor doado a fim de propor investimento de montante equivalente.

Outra idéia, também apresentada por Ayres, consiste em uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que, ao dispor sobre os princípios da instituição, evite alterações motivadas por interesses provisórios de governos passageiros. Na proposta, constaria que a Unitins é uma autarquia e que se presta a oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade.

Prestigiada por estudantes e funcionários da Unitins que cobraram melhorias, a reunião contou com trocas de acusações entre deputados de oposição e situação. Participaram ainda o procurador do Estado Cledson Moura que representou o procurador-geral Sérgio do Vale, e a reitora da Unitins, Rosângela Glória.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS