Facebook
13/08/2018 - 21h02m

AÇÃO SOCIAL

Cras de Tocantinópolis realiza encontro de acolhida com grupo de idosos

Dirceu Leno / Ascom Prefeitura

Divulgação (Foto: Dirceu Leno)

Foi realizado na noite da última quinta-feira (9), nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), encontro de acolhida com os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e integrantes da Junina da Melhor Idade. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, celebrou o retorno das atividades do segundo semestre desenvolvidas ao público específico.

A abertura do encontro foi feita pela secretária de Assistência Social, Eleny Araújo, que na ocasião cumprimentou a todos os idosos presentes. Ela também destacou a importância da participação mútua entre eles como mecanismo de reforço do elo de ligação enquanto componentes do grupo e da melhora da autoestima e inserção social.

Ainda para a secretária, esta atividade teve como objetivo principal possibilitar um encontro motivacional com o público da terceira idade, bem como explicar a importância da participação do grupo nos serviços e ações ofertadas pelo Cras de Tocantinópolis.

Divulgação (Foto: Dirceu Leno)

Entre os diversos serviços prestados pela equipe do Centro de Assistência Social, podemos destacar: oficinas de pintura, artesanato, música e dança, dinâmicas de grupo, inclusive palestras da equipe técnica e de profissionais de outras áreas, principalmente dos da saúde municipal, além de cursos profissionalizantes.

Em seguida, a Assistente Social, Josi Milhomem, explicou a importância e o cuidado da prevenção contra a Leishmaniose Visceral, na qual é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações. Os transmissores são insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros.

Divulgação (Foto: Dirceu Leno)

Josi destacou também que pessoas residentes em áreas onde ocorrem casos de Leishmaniose Visceral, ao apresentarem esses sintomas, devem procurar o serviço de saúde mais próximo e o quanto antes, pois o diagnóstico e o tratamento precoce evitam o agravamento da doença, que pode ser fatal se não for tratada.

Posteriormente, para finalizar, os idosos assistiram à apresentação da Junina da Melhor Idade. Os quadrilheiros conquistaram o segundo lugar do Grupo Especial ao apresentar a trajetória dos trinta anos do Arraiá da Alegria, considerado como o maior festival de quadrilhas do Tocantins.

Divulgação (Foto: Dirceu Leno)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS