Facebook
18/08/2017 - 17h07m

EM PALMAS

Coordenadores da Unitins e UAB do Bico participam de capacitação para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional

Redação

Coordenadores de curso, professores representantes de núcleos docentes de todos os câmpus participando da capacitação

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) concluiu nesta sexta-feira, 18, o curso de assessoramento para construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que orienta as ações da Universidade para os próximos 10 anos. Participaram do treinamento coordenadores de todos os cursos presenciais e telepresenciais da Unitins e Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso também serviu de preparação para obtenção de melhor resultado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Consultor Gildásio Mendes elogiando a iniciativa da Unitins de envolver todos os segmentos na construção do Plano Estratégico da Universidade

Durante os quatro dias de capacitação o consultor Gildásio Mendes instigou os participantes a repensar o papel da Universidade, apontando pontos fracos que precisam ser melhorados e pontos fortes que precisam ser compartilhados. O consultor provocou os coordenadores de curso a conhecerem a evolução das graduações oferecidas pela Unitins, suas avaliações e a mudarem os resultados. “Temos a grande missão de resolver as demandas apontadas, se resolvermos mudamos a cara da Unitins”, defendeu o consultor, ao final do treinamento.

Os participantes avaliam que é um momento novo na Universidade marcado pela democratização, participação e valorização de todos os segmentos e que aponta para o crescimento. “As experiências construídas ao longo desta capacitação vão contribuir não apenas para uma maior integração da Universidade, mas para ampliar as trocas e melhorar os resultados”, observa a professora Miliana Augusto Pereira Sampaio, do Câmpus de Araguatins.

O coordenador do curso de Direito do Câmpus de Augustinópolis Irineu Valois observa que esta gestão tem adotado a linha de democratização em todas suas ações e que segundo ele isso é muito importante. “Essa capacitação fez muito bem para todos nós, abriu nos horizontes sobre muitas coisas, considero que foi um marco para a Unitins”, destaca o professor, garantido que todo este esforço vai resultar em melhoria da qualidade de ensino aos estudantes que são razão de ser de qualquer universidade.    

Quem também compartilha deste sentimento de nova percepção da Universidade é a professora Beatriz Mafra Neves, coordenadora do curso de Direito do Câmpus Sudeste que garante que o evento foi muito rico. “Nós nos tornamos coordenadores naquele período de transição e até então fazíamos sem saber o que estávamos fazendo, acredito que a partir de segunda-feira, como dizem os colegas, muitas coisas vão mudar”, prevê, afirmando que acredita sim que no máximo no ano que vem o IGC da Unitins já seja outro.

Para a professora Josefa Wieczorek, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) a Universidade com esta capacitação cumpre uma etapa importante na mobilização de esforços para alcançar as melhorias necessárias. “Direcionou os objetivos e as pessoas que participaram saíram bastante fortalecidas na percepção de suas responsabilidades para o sucesso do projeto”, ressaltou a coordenadora.

“Tivemos uma semana exitosa de capacitação envolvendo todos os coordenadores de curso, professores representando os núcleos docentes estruturantes, equipes pedagógicas de todos os câmpus com o objetivo único de discutir juntos a nossa Universidade”, declarou a reitora Suely Quixabeira ao fazer uma avaliação da capacitação que segunda ela vai permitir a gestão enfrentar problemas históricos de forma eficaz e avançar na melhoria da qualidade do ensino. “O professor Gildásio veio nos ajudar a resolver problemas, mas também fazer história”, disse, agradecendo a dedicação do consultor.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS