Facebook
25/09/2019 - 21h24m

EVENTO

Colégio Estadual Osvaldo Franco promove Jornada Pedagógica em Araguatins

Ascom

Discussões e reflexões acerca da acessibilidade e inclusão na Educação marcaram a abertura da I Jornada Pedagógica do Colégio Estadual Osvaldo Franco (CEOF), realizada na noite de sexta-feira, 20, na referida escola, em Araguatins.

O encontro é uma iniciativa da professora responsável pela sala de Recursos Multifuncionais, Patrícia Montenegro, realizado por intermédio do diretor escolar, prof. mestrando Eliabe Antonio Miguel, juntamente com a coordenação pedagógica e o corpo docente, em especial, os prof. Mestre Alex Montel, profª Especialista Kajda Maisa e Profª. mestranda Alessandra Araújo.

O tema central da jornada foi "Educação Inclusiva: Diálogos sobre acessibilidade e inclusão na Educação", e as atividades e debates ocorreram entre os dias 19, 20 e 21 de setembro. Durante a abertura da jornada, o diretor Eliabe reconheceu a responsabilidade dos professores, coordenadores e comunidade escolar que não mediram esforços para promover este momento de reflexão, escuta e produção de novos conhecimentos acerca da acessibilidade e inclusão. O evento teve a presença de aproximadamente 200 pessoas que participaram das oficinas pedagógicas disponibilizadas.

No dia 19, aconteceu as oficinas de Libras, jogos Matemáticos e Competências e Habilidades em Ciências da Natureza/ENEM. No dia 20, os participantes assistiram a Palestra Magna proferida pelo prof. Doutorando Leandro Ferreira da Silva, com o tema "O papel da tecnologia assistiva como instrumento de acessibilidade e inclusão na Educação". Em seguida, foram disponibilizadas outras 3 oficinas pedagógicas: Libras, jogos facilitadores da aprendizagem e o lúdico na Ed. Física inclusiva.

Na manhã de sábado, dia 21, marcando o encerramento da Jornada Pedagógica, foram realizados os jogos Paradesportivos Interescolares do CEOF. Atletismo, Futsal e Xadrez marcaram as competições desta manhã. Para a prof. especialista Patrícia, o evento marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, e teve o objetivo de estimular a prática esportiva das pessoas com deficiência, promovendo a inclusão social e bem estar, propiciando a integração entre as entidades representativas dos portadores de necessidades especiais através do esporte, proporcionando ainda aos paratletas à oportunidade de vivenciarem a paz, amizade e o bom relacionamento dentro da competição.

Dessa forma, agrademos a participação do Centro de Apoio Psicossocial Mente Brilhante,  as IEs, Unitins e IFTO, que marcaram presença e muito contribuíram para que pudéssemos debater acerca dessa temática pouco trabalhada na prática educativa. Nosso agradecimento especial a profª.  Intérprete de Libras, Rosy Mikaely, que garantiu aos participantes surdos uma compreensão total de todo o evento.

O Colégio Estadual Osvaldo Franco sempre foi destaque em práticas de educação inclusiva, principalmente através do esporte. Segundo o aluno Walesson Hiago, paratleta, o Colégio  Osvaldo Franco oportunizou-lhe, através da prof° Kadja, a sua participação no ParaJet's; enfatizando, na oportunidade que, "Se sente muito feliz por ser aceito e poder participar das atividades, pois nunca se sentiu aceito nas outras unidades em que frequentou".

Para a professora Alessandra, o esporte é um importante instrumento de transformação social, através dele trabalha-se a inclusão e o respeito a pessoa com deficiência. Além disso, proporciona um grande exemplo de determinação e superação, finaliza.

A Jornada Pedagógica promove um espaço de debate e o aprimoramento da prática docente. Neste contexto, possibilita a sistematização dos saberes locais e universais no âmbito da escola com o intuito de garantir o direito de aprendizagem aos estudantes e uma formação continuada de qualidade aos professores.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS