Campanha PRESENÇA DIGITAL -AGOSTO
Facebook
28/08/2019 - 12h05m

GANHO ECONÔMICO

Carlesse solicita ao Ministro de Minas e Energia a liberação para construção da Usina de Ipueiras

Jéssica Matos

Governador Mauro Carlesse ressaltou que, além do aporte energético, o empreendimento da Usina de Ipueiras irá gerar renda, economia e desenvolvimento ao criar aproximadamente quatro mil empregos diretos

 

O governador Mauro Carlesse, acompanhado do senador Eduardo Gomes e do deputado federal Carlos Gaguim, esteve em reunião no início da noite desta terça-feira, 27, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Na pauta, o projeto da Usina Hidrelétrica de Ipueiras e o seu potencial para fortalecer a matriz energética do Brasil. Com capacidade de produção de 480 MW, a Usina de Ipueiras representa um ganho econômico para o estado e já esteve em foco nos anos de 2005 e 2006, mas voltou a ser revisada por ser um projeto de importante  para o Tocantins e para o abastecimento de energia do país. A obra prevê ainda formação de lago no Rio Tocantins, favorecendo a implantação de projetos de piscicultura e fortalecimento do turismo.

Durante a reunião, o governador Mauro Carlesse ressaltou que irá trabalhar em conjunto com a bancada federal do Tocantins para viabilizar o projeto. “Com a crise energética que existe hoje no país há uma demanda para produção de energia e o Tocantins tem capacidade de ser um fornecedor, pela riqueza de recursos hídricos. Além disso, estamos falando de um investimento de R$ 4 bilhões e geração de aproximadamente quatro mil empregos diretos. Isso significa renda, economia e desenvolvimento”, afirmou o Governador.

O ministro de Minas e Energia, Bento Lima, se mostrou aberto ao projeto. “Nós procuramos trabalhar não só com resultados, mas também com planejamento e coordenados com os órgãos vinculados ao Ministério, como a própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel), com o objetivo de viabilizar os projetos”. O Ministro disse ainda que analisará a proposta junto com a sua equipe técnica.

Participaram também da reunião, o diretor de Relações Institucionais da Energisa no Tocantins, Alan Kardec; o chefe de gabinete do Governador, Divino Allan Siqueira, e a equipe técnica do Ministério de Minas e Energia.

Deixe seu comentário:


senacGPSWRFarcom