CAMPANHA BOLETO BANCÁRIO
Facebook
02/05/2019 - 17h11m

EDUCAÇÃO

Capacitação da Olimpíada de Língua Portuguesa envolve professores e coordenadores pedagógicos de Tocantinópolis e região

Professores das escolas estaduais e municipais de 11 cidades participaram da formação (Foto: Seduc)

Os professores e coordenadores das escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis participaram na última terça-feira, 30, da formação da 6º Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Aproximadamente 35 profissionais das unidades de ensino da rede estadual e municipal foram contemplados.

De acordo com a formadora Bruna Mércia Pereira de Castro, servidora da escola Estadual Padre Giuliano Moretti, o objetivo do encontro foi “incentivar a participação dos professores e alunos na Olimpíada, bem como e fortalecer as práticas leitura e escrita entre os estudantes”.

A formadora Bruna Mércia e o professor Miguel Magno enfatizaram a relevância da capacitação (Foto: Seduc)

Para o professor Miguel Magno dos Santos, a formação possibilitou conhecer novas abordagens que podem ser utilizadas em sala de aula. “Precisamos estar preparados para ensinar, por isso, aprender é sempre importante para que possamos desempenhar um bom trabalho. A troca de experiências nestas ocasiões também é muito rica”, frisou o educador.

A formação abordou os cinco gêneros textuais apresentados pela OLP em forma de oficina. Os participantes também conheceram as ferramentas disponibilizadas pela Olimpíada, como cursos online e diversos instrumentos que podem ser utilizados para o trabalho com os gêneros textuais.

Dorismar Carvalho destacou a importância da formação para o desenvolvimento da leitura e escrita (Foto: Seduc)

Tivemos uma boa adesão dos municípios com participação dos professores de ambas as redes. Com o conhecimento oportunizado pela formação, estes profissionais estão ainda mais preparados pra incentivar os alunos da nossa regional a desenvolverem as práticas da escrita e da leitura”, ponderou o diretor Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho.

A Olimpíada

Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, a Olimpíada integra o Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Etapas

A olimpíada tem cinco etapas: de 12 a 19, acontece a etapa escolar; de 22 de agosto a 9 de setembro, é realizada a fase municipal; de 26 setembro a 11 de outubro, é a vez das competições estaduais; entre 23 de outubro a 19 de novembro, é promovida a fase regional. Já a final nacional acontece no dia 28 de novembro. (Núbia Daiana Mota)

Deixe seu comentário:

GPSWRFarcomShop do BicoSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoWELLBlog do Felipe de Sá