Facebook
09/08/2019 - 08h54m

SAÚDE

AUGUSTINÓPOLIS: Escola Tocantinense do SUS divulga o cronograma de curso acolhimento

Redação

A Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS) disponibilizou o cronograma do Curso Acolhimento em Redes de Atenção à Saúde (ARAS) para o segundo semestre, em todo o Estado. O Curso será realizado na modalidade semipresencial, com carga horária total de 124h, sendo 100 h presenciais e 24 h à distância, incluindo os momentos de atividades no território que serão registrados por meio da Plataforma Moodle, fomentando assim processos de educação permanente.O encontro no Bico do Papagaio, será realizado no município de Augustinópolis, com 01 turma regionalizada.

A condução deste processo educacional se dará de modo integrado entre a ETSUS, Assessoria de Humanização, Diretoria de Atenção Primária, Diretoria de Apoio à Gestão Hospitalar, Diretoria de Atenção Especializada, Vigilância em Saúde, Observatório de Equidade/Desigualdades e Determinantes Sociais em Saúde do Tocantins, Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins, por meio de uma Coordenação Colegiada.

Além dos conteúdos previstos pela Política Nacional de Humanização, Política de Educação Permanente, Política Nacional de Atenção Básica e Política de Urgências no SUS, foram incluídos estudos sobre o Protocolo Único de Acolhimento com Classificação de Risco na Rede de Urgência e Emergência do Tocantins, o Protocolo de Classificação de Risco Pediátrico da Rede de Urgência e Emergência do Tocantins, o Manual de Urgências e Emergências Obstétricas do Ministério da Saúde e os Cadernos de Atenção Básica Acolhimento à Demanda Espontânea – volumes 1 e 2.

O curso é estruturado em 05 módulos e conta com material didático composto pelo Caderno de Textos do discente (05 módulos) e o Caderno do Facilitador-tutor e Apoio ARAS, que estão disponíveis em formato físico e na plataforma Moodle/ETSUS (que disponibiliza acesso a todo o material impresso e outros, como referenciais importantes ao processo de trabalho – textos, livros, vídeos, imagens e etc.)

Para o desenvolvimento dos conteúdos, serão utilizadas metodologias ativas, tendo como princípio estruturante a relação entre processo de trabalho e formação/intervenção, com valorização do contexto e da prática dos profissionais cursistas.

O curso ARAS

O ARAS é uma experiência integrada de qualificação de profissionais da saúde para implantar e/ou implementar o acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades e o acolhimento com classificação de risco na Rede de Atenção à Saúde do Tocantins. Sendo uma demanda dos gestores municipais, por meio do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde/PAREPS.

A Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS) iniciou o Projeto Educacional deste curso em 2016, tendo realizado 31 turmas, contemplando profissionais das diversas categorias profissionais, dos 139 municípios e respectivas regiões de saúde, tendo sido ofertado mais de 1.000 vagas. 

As turmas são organizadas na lógica das Regiões de Saúde, na perspectiva de potencializar a comunicação como elo entre os pontos de atenção que compõem as Redes, produzindo um olhar para as necessidades do território, com foco nas Estratégias de Educação Permanente em Saúde e Intervenção no Cotidiano dos Serviços, fomentando assim o poder de “fazer” dos trabalhadores do SUS.

Contemplam profissionais que atuam na Rede de Atenção à Saúde, em âmbito municipal, estadual e/ou Federal (Unidades de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, Centro de apoio Psicossocial – CAPS, Hospitais municipais, Hospitais de Referência Estadual e Federal, Unidades de Pronto Atendimento – UPA, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Hemocentro, Centros de Especialidades, entre outros), valorizando a Atenção Primária como ordenadora do cuidado.

O Curso ARAS foi reconhecido nacionalmente pelo Laboratório de Inovações em Saúde (LIS) como uma das 15 experiências exitosas no âmbito da educação permanente, evidenciando este processo como uma tecnologia educacional aplicável em outros contextos, reafirmando a potência do trabalho coletivo.

Clique no link abaixo e confira os locais e datas dos módulos do Curso ARAS:

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • Missieila Dias Barbosa | 10/08/2019 | 13:01 Desejo muito fazer esses cursos
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS