Facebook
28/11/2018 - 10h14m

NO BAIRRO PORTAL DO LAGO

AUGUSTINÓPOLIS: Curso de Enfermagem da Unitins realiza palestra preventiva da campanha Novembro Azul

Com informações do Ministério da Saúde

Ação foi realizada no Bairro Portal do Lago, em Augustinópolis (Foto: Divulgação /Ascom Unitins)

Acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Augustinópolis realizaram nesta segunda-feira, 26, mais uma edição do projeto Cuidar de Si Mesmo é um Ato de Amor Próprio, como ação da Campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. O local escolhido foi o bairro Portal do Lago, em Augustinópolis, e teve como foco os trabalhadores da imobiliária responsável pelas obras de infraestrutura do bairro.

Acadêmicas orientaram trabalhadores sobre necessidades de exames preventivos contra câncer de próstata (Foto: Divulgação /Ascom Unitins)

As estudantes chamaram a atenção dos trabalhadores para a necessidade de consultas preventivas que, segundo elas, são muito importantes no diagnóstico precoce. Durante a palestra deram orientação sobre a prevenção do câncer de próstata, com repasse de informações sobre fatores de ricos, fisiopatologia, sintomatologia, incidência, prevenção e diagnóstico, bem como os cuidados preventivos recomendados como alimentação saudável e exercícios físicos. As acadêmicas ainda tiraram dúvidas dos trabalhadores e, por fim, realizaram uma dinâmica valorizando o cuidado com a saúde.

A ação teve como objetivo despertar nos homens o interesse em cuidar da saúde. A gente sabe que infelizmente os homens só aparecem no serviço de saúde especializado já com problemas. É preciso mudar essa cultura do medo de ir ao médico e descobrir doença”, defende a professora de curso Cristiana Maria de Araújo Soares, que reconhece que esse é um problema cultural que tem raízes históricas, mas que é possível mudar.

A ação contou com a participação das acadêmicas Camilla Mendes Costa, Christielle Silva Menezes e Cleidiane Cassimiro Silva, e o acompanhamento da enfermeira Cristiana Maria de Araújo Soares.

Campanha Novembro Azul

É uma campanha nacional do Ministério da Saúde que visa prevenir contra o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS