Facebook
08/12/2014 - 11h41m

Artesãs do Bico do Papagaio, Jalapão, sudeste e central do Estado participam de feira internacional na Colômbia

Redação

Com intuito de fomentar o empreendedorismo de mulheres trabalhadoras rurais a fortalecer seus conhecimentos e experiências, o Sebrae Tocantins, em parceria com o Senar/Faet, irá levar em missão técnica, desta sexta-feira, 5, até o dia 18, artesãs do Bico do Papagaio, Jalapão, sudeste e central do Estado para conhecer a Feira Expoartesanías 2014, maior feira de artesanato da Colômbia e uma das maiores da América Latina nas áreas de design, inovação e desenvolvimento tecnológico de produtos artesanais.

Segundo a diretora técnica do Senar, Rayley Luzza, o mais importante da missão é proporcionar às artesãs o desejo de aprimorar o próprio trabalho. “As artesãs irão ter novas oportunidades de mercado, conhecer novos produtos e serão incentivadas a aumentar a produção, melhorar os produtos e empreender, para um dia estarem expondo em uma feira desse porte”, comenta a diretora.

Além da feira, as artesãs também irão visitar museus, escolas e casas de artesanato local a fim de conhecerem novos métodos para o desenvolvimento da cadeia do artesanato e novas formas de design e apresentação de produtos. A iniciativa da missão surgiu através do Projeto Mulheres do Tocantins, que desenvolve o empreendedorismo feminino nas áreas rurais do estado.

“O papel do Sebrae é oferecer oportunidades de mercado, inovação, design, gestão e capacitação aos artesãos tocantinenses, tanto no atendimento coletivo como individual, a fim de ampliar a competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva do artesanato estadual”, explica a diretora técnica do Sebrae, Mila Jaber.

A Colômbia foi escolhida como destino por seu histórico de unir esforços coletivos de várias entidades públicas e privadas e das próprias comunidades e atualmente despontar como um dos mais promissores mercados de artesanato.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS