Facebook
28/11/2018 - 15h49m

TREINAMENTO

AGUIARNÓPOLIS: Técnicos da Seduc participam de formação para realização da pesquisa Observatório de Sala de Aula

Redação

A formação é para assessoramento na realização da pesquisa piloto Observatório de Sala de Aula nas escolas contempladas pelo PEC

Cerca de 30 servidores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participam de formação para assessoramento na realização da pesquisa piloto Observatório de Sala de Aula nas escolas comtempladas pelo Programa Estrada do Conhecimento (PEC). O treinamento começou na segunda-feira, 26, e segue até a próxima sexta, 30. No Bico do Papagaio, a pesquisa será realizada no município de Aguiarnópolis.

A formação é realizada pela Seduc, em parceria com o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), para o assessoramento técnico e apoio logístico, e com a empresa FHI 360, responsável pelo treinamento, certificação de Observadores da Sala de Aula, formação dos professores relacionados à pesquisa e treinamento de Coaching. A pesquisa será realizada também nos municípios de Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia.

A formadora, Audrey Marie Schuch-Moore, explicou que a pesquisa é uma das ações desenvolvidas pelo PEC, baseada na metodologia Stallings. “A formação é sobre como utilizar a metodologia Stallings no Sistema de observação de Sala de aula. Os técnicos observam o comportamento do professor na utilização do tempo com atividades acadêmicas e não acadêmicas. A ideia é identificar os momentos em que a sala tem atividades não pedagógicas e implementar ações capazes de melhorar a utilização desse tempo”, destacou.

Em agosto de 2017, foi feita a primeira pesquisa do Observatório de Sala de Aula nas escolas do PEC. O estudo mostrou que 34% do tempo utilizado em sala de aula era gasto com atividades não acadêmicas. Foram feitos treinamentos com professores e técnicos pedagógicos, além de atividades para melhorar esse resultado.

Ailha Vieira, técnica pedagógica do PEC, disse que a pesquisa irá apontar soluções para a utilização do tempo nessas escolas. “Muitas vezes o tempo inicial da aula é gasto com pequenas coisas, como organização da sala, por exemplo. A pesquisa irá identificar todos os passos do professor e do aluno. Após o término da pesquisa, iremos desenvolver estratégias para qualificar o tempo na sala e, assim, o aluno terá resultados melhores na aprendizagem”, apontou.

A pesquisa será feita pelos técnicos da Seduc, entre os dias 3 e 7 de dezembro, a partir da observação de toda a aula, de 50 minutos, fazendo anotações e fotos instantâneas a cada 5 minutos. Os dados serão entregues ao IETS, e o resultado da pesquisa tem previsão de divulgação para janeiro.

PEC

O Programa Estrada do Conhecimento (PEC) é parte do acordo de compromisso firmado entre Banco Mundial/Brasil e Governo do Estado do Tocantins e tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para o fortalecimento da educação com vistas a minimizar as condições de vulnerabilidade social das crianças e adolescentes dos municípios de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia, situados às margens da Rodovia Belém-Brasília.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS