Facebook
23/01/2019 - 11h25m

EVENTO

Abertura da Semana da Biologia do IFTO de Araguatins tem palestra Ciência Criativa e lançamento de livro Pequeno Jabuti

Evento segue até dia 24 com minicursos, oficinas, mesa-redonda e gincana

Teve início nesta terça-feira, 22, a II Semana da Biologia (Sebio) do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com o tema: Biologia, Sociedade e Conhecimento. A abertura oficial do evento ocorreu a partir das 19h30, no auditório Pioneiros e contou com a participação de acadêmicos, servidores e comunidade em geral.

A solenidade de abertura contou com os pronunciamentos das autoridades presentes. Na oportunidade, o diretor-geral do Campus Araguatins, Josafá Carvalho, declarou que é uma satisfação para a unidade de ensino promover um evento como a Sebio, que aproxima os acadêmicos e a comunidade em geral do universo científico. O diretor parabenizou a comissão organizadora e destacou o fato dela ser composta por acadêmicos e professores, o que segundo ele, fortalece a parceria professor e aluno necessária no processo de aprendizagem.

A presidente da comissão organizadora da Sebio, professora Juliana Barros de Carvalho, agradeceu o comprometimento dos membros da comissão para realização do evento e o apoio das instituições de ensino parcerias dos estados do Tocantins e Maranhão. Ela enfatizou, também, a importância da temática escolhida para Sebio nesta segunda edição, que visa a evidenciar a relação entre Biologia, Sociedade e produção de conhecimento.

Já o presidente do CA de Biologia, Rafael de Jesus Costa, explicou que a Sebio nasceu em decorrência da necessidade de criar um evento que mostrasse qual é a identidade do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, percebida logo após a criação do CA do curso. Assim, a primeira edição da Sebio ocorreu em 2018 e foi um sucesso graças o envolvimento de acadêmicos e professores.

Após as falas das autoridades que compuseram a mesa, foi realizado o lançamento do livro Pequeno Jabuti, de autoria da professora do Campus Araguatins, Darcy Alves Bofim. O livro é voltado para o público infanto juvenil e apresenta temas relacionados à biologia de uma forma lúdica e atrativa.

A noite de abertura teve também a palestra:“Ciências CRIATIVA: UM SHOW DE CONHECIMENTO” com os professores Euripides de Sousa e Luís Augusto da Silva Flexa. De forma descontraída e com uma linguagem fácil, os professores falaram sobre fenômenos físicos e químicos, conquistando o público presente que não se inibiu em participar das atividades propostas durante a palestra, demostrando empolgação a cada experimento exibido.

Foram realizadas, ainda, durante a programação apresentações culturais pelos acadêmicos de Ciências Biológicas, sendo elas: o musical direitos humanos e a música DNA de Gustavo Lima.

A programação do evento segue nesta quarta-feira, 23, com oficinas e minicursos nos períodos vespertino e noturno. O último dia de evento, quinta-feira, 24, terá Feira de Economia Solidária, apresentação de trabalhos (resumo simples na categoria banner), mostra científica, mesa-redonda e a palestra: Flora da região meio norte do Brasil e a importância dos herbários para a conservação e popularização da Ciência ministrada pelo professor Eduardo Bezerra de Almeida Júnior. Além disso, será realizada uma gincana, atividade cultural, premiações e show.

A Sebio é um evento promovido pelo Campus Araguatins e Centro Acadêmico de Biologia e tem como objetivo e mostrar ao público participante a importância da Biologia no cotidiano e a sua relação de interdisciplinaridade.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS