CAMPANHA BOLETO BANCÁRIO
Facebook
15/05/2019 - 11h57m

CULTURA

17° Semana dos Museus é aberta em Gurupi

Secom Gurupi

17° Semana dos Museus foi oficialmente aberta na tarde desta terça-feira, 14 na Biblioteca Pública de Gurupi

Com o objetivo de falar sobre os Museus como Núcleos Culturais e Futuro das Tradições, foi oficialmente aberta na tarde desta terça-feira, 14, a 17ª Semana Nacional dos Museus, na Biblioteca Pública de Gurupi.

O evento, promovido todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e abraçado pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, propôs um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

A abertura da semana contou com apresentações musicais realizadas pela turma de alunos do curso de violão do Centro Cultural Mauro Cunha conduzidos pelo professor Thiago dos Anjos; e com uma roda de conversa guiada pelo professor e escritor Fabiano Donato com uma abordagem sobre a preservação da memória.

Para a bibliotecária do município, Jessica Andrade Figueiredo, eventos como esse são necessários para que o debate sobre a construção de um futuro brilhante seja constante. “Temos que pensar nos museus como uma ponte entre o passado e o presente, pela qual estaremos construindo o futuro. Então é de extrema relevância falar da importância dos museus, pensar neles como um local de troca das práticas, costumes e os pensamentos da nossa cultura, como traz o tema da semana”, declarou.

As atividades que estão sendo realizadas é uma maneira de mostrar para os munícipes e para todo o Brasil que a memória de Gurupi está sendo preservada e repassada à população, bem como a comunidade é convidada a participar desses momentos troca de conhecimentos e de construção da história da nossa cidade, que é construída por cada um que reside e passa por aqui”, enfatizou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Zenaide Costa.

A programação continua nesta quarta-feira, 15, das 8h da manhã até as 15h com visitação pelo museu e contação de histórias e das 16h até às 18h com a mostra fotográfica “Eu, raiz, povo”.

Deixe seu comentário:

GPSWRFarcomShop do BicoSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoWELLBlog do Felipe de Sá