Facebook
26/07/2012 - 16h31m

Tradição e diversidade cultural do Tocantins regem a 10ª Fecoarte

Redação

      A diversidade cultural do Tocantins é o foco da programação da 10ª Fecoarte – Feira do Folclore, Artesanato e Comidas Típicas do Tocantins, que acontecerá em Palmas de 7 a 12 do próximo mês de agosto no Centro de Convenções do Parque do Povo na capital, Palmas, paralelamente à Feira do Empreendedor.

      O som dos tambores e pandeiros das folias do Divino, a marcação e a batida forte da catira, a alegria da suça e da jiquitaia, a espiritualidade indígenas, a afinação das bandas e a voz dos menestréis do Tocantins voltarão a ser ouvidos em um dos eventos mais tradicionais do Estado que, durante uma semana, reunirá em um só espaço crenças, costumes, cores e sabores da terra.

      Já no dia da abertura oficial da Feira, prevista para as 19h30 do dia 7de agosto, o público será presenteado com um verdadeiro concerto de músicos regionais, que começa com a Buriti Band, seguida de Genésio Tocantins, Dorivã, J. Bulhões, Di Engenho Novo e Nacha Moreto. Seguindo a programação, no dia 8 será a vez da cultura popular tradicional começar o show, abrindo às 18h com apresentações do Grupo de Roda, e de Suça e Tambor de Monte do Carmo. Em seguida a música regional sobe no palco com Chico Chocolate, Paulo Albuquerque, Mayara Peres e Manoel Cerqueira e a Banda Pedra de Fogo.

      A programação do dia 9 começa com a pisada da Suça, que volta a brilhar com o Grupo Mãe Ana de Natividade. O som do berimbau e a ginga das rodas de Capoeira entram em cena, com apresentações a partir das 18h. Já o compasso forte da catira será ouvido a partir das 20h, quando começa o show Catiranroll, trazendo os Catireiros de Natividade, Braguinha Barroso, Núbia Dourado, Quésia Carvalho e Quérem Hapuque.

      A cultura popular tradicional volta a ocupar seu espaço no dia 10, com as cantigas de Lindô do Cocalinho, assim como os rituais indígenas da etnia Karajá do Norte, com apresentações que começam às 18h. A partir das 20h a música regional invade o palco nas vozes de Lucimar, Keila Lipe, Mônica Soares e Eletra. Toda a alegria e tradição da Suça, que lembra a lida dos trabalhadores rurais será mostrada pelo Grupo Jiquitaia, do município de Almas, que se apresenta das 18h às 19h do dia 11. E no mesmo dia, a partir das 21h entram em cena os Menestréis do Tocantins Diomar Naves, Marcos Ruas, Léo Pinheiro e Solé.

      No último dia da Feira, 12 de agosto, a presença forte dos rituais indígenas volta a marcar presença com integrantes da etnia Karajá da Ilha, ao mesmo tempo em que os bonecos gigantes de Taquaruçu vão interagir com o público. E para encerrar a festa, sobem no palco o grupo Voz Toc, Everton dos Andes, Orlei Massoli e os Tambores do Tocantins. “A Fecoarte sempre foi e continuará sendo muito mais que uma feira, é um encontro de nossas raízes, de tudo o que há de mais representativo da nossa cultura, além de uma oportunidade de negócios e de fomento da economia criativa dos nossos produtores culturais”, afirma a secretária da Cultura e presidente da Fundação Cultural, Kátia Rocha.

      A 10ª Fecoarte é um resgate que o Governo do Estado através da Secult/Funcult, Sebrae e parceiros fazem de um dos eventos mais tradicionais do Tocantins, numa realização do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura – Secult/Fundação Cultural – Funcult, em parceria com o Sebrae-TO, CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Faet (Federação da Agricultura do Estado do Tocantins), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Banco BMG, Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins), Secretaria da Indústria e Comércio e outros parceiros.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS