Facebook
19/04/2016 - 10h32m

Seleção para o Programa ABC Cerrado do SENAR Tocantins tem novos critérios aprovados pelo Banco Mundial

Assessoria de Comunicação do Sistema FAET/SENAR Tocantins

O Programa ABC Cerrado, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), tem novos critérios aprovados pelo Banco Mundial para a seleção dos produtores e propriedades rurais a serem atendidas.

Atendendo a uma solicitação do SENAR Tocantins, poderão ser atendidos produtores rurais que obedeçam ao seguinte perfil: acima de 18 anos; que possua ensino fundamental incompleto; que sua propriedade esteja localizada no Bioma Cerrado e que sua propriedade rural possua até 70 módulos fiscais e tenha um faturamento bruto anual acima de 360 mil, sendo que para este critério poderá ser aberta uma exceção, caso a propriedade possuir mais funcionários contratados, mesmo que temporários, que a mão de obra familiar.

A superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, explica que essas novas adequações são frutos de solicitações feitas pelos próprios produtores rurais, e que, uma vez já aprovadas pelo Banco Mundial, estão sendo inseridas no formulário de inscrição. “Outra alteração bastante significativa é que o produtor rural vai poder escolher o município onde poderá receber a capacitação”, explica Rayley Luzza, destacando que esta opção será utilizada para a formação das turmas, mas não para recebimento da assistência técnica.

A diretora Técnica do SENAR Tocantins, Adriana Aguiar, destaca que já está sendo elaborada uma agenda de visitas aos presidentes de Sindicatos Rurais de todo o Estado para apresentar estas novas alterações, observando as especificidades locais para efetivação do Programa.

O gestor do Programa ABC Cerrado no Tocantins, Flori Zanon, assegura que as inscrições efetivadas até a data de 07/04/2016, último prazo antes destas alterações, serão consideradas aprovadas.

Projeto ABC Cerrado
Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado.

O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

No Tocantins, 400 propriedades rurais também vão receber assistência técnica e gerencial por meio do projeto, e mais de 600 produtores poderão ser capacitados.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS