Facebook
27/06/2017 - 08h51m

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Quinze municípios do Bico participam de capacitação do Programa Criança Feliz

Redação

Supervisores e visitadores do Programa Criança Feliz (PCF) são capacitados (Foto: Leandro Pinheiro)

A importância da primeira infância no desenvolvimento da criança foi o primeiro tema abordado na capacitação de supervisores e visitadores do Programa Criança Feliz (PCF) que iniciou nesta segunda-feira, 26, em Araguaína. A qualificação é ministrada por multiplicadores da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e atende  a 15 municípios do Bico do Papagaio que aderiram ao Programa no Estado.

Multiplicadora da Setas Lucimar Mendes (Foto: Leandro Pinheiro)

Para capacitar as equipes que atuarão nas visitas domiciliares nas suas cidades, a equipe da Setas ministrará 40 horas de curso. “Esta capacitação segue as normativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e, após esta semana de curso, os.municípios sairão daqui aptos para iniciar os trabalhos de visitação em suas cidades”, comentou Lucimar Mendes, uma das multiplicadoras da Setas.

Pedagoga Eunice Santos atuará como visitadora do Programa (Foto: Leandro Pinheiro)

Apresentando a primeira infância como base para uma vida saudável, a capacitação, para Eunice Santos, de Araguaína, iniciou mostrando a importância do trabalho a ser desenvolvido. “Ficou bem claro para todos nós que as situações nas quais a criança e exposta desde a gestação são capazes de influenciar ao longo de toda a sua vida. Por isto, a importância de um bom convívio familiar, estímulos e brincadeiras”, analisou a pedagoga que atuará como entrevistadora do Programa.

Do Bico do Papagaio, participam da qualificação em Araguaína os municípios: Aguiarnópolis, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Itaguatins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Tocantinópolis.

Além da importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, serão abordados ainda os temas: Intersetorialidade no Programa Criança Feliz; O papel do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Programa Criança Feliz; Orientações para começar o trabalho no território - a acolhida das famílias e as primeiras visitas; Introdução ao método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC), metodologia para visitas domiciliares; Guia da  Visita Domiciliar; Planejamento e realização da visita domiciliar e O papel do supervisor e do visitador.  

Outros Municípios

As demais cidades que aderiram ao PCF realizarão esta mesma capacitação em Palmas de 03 a 07 de julho. As inscrições para esta nova turma já está disponível no site da Setas por meio do link http://sgs.setas.to.gov.br/auth/login e seguem até esta sexta-feira, 30.

Criança Feliz

O programa Criança Feliz tem o intuito de desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na primeira infância, a fim de promover o desenvolvimento infantil integral e incentivar as famílias a cuidarem melhor das suas crianças. No Tocantins, 42 municípios aderiram à iniciativa. O programa tem como público-alvo gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Comunitária (BPC) e suas famílias e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas de proteção.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS