Facebook
02/07/2015 - 13h32m

Programa Negócio Certo Rural ajuda a transformar produtores rurais em verdadeiros empreendedores do campo

Assessoria de Comunicação do Sistema FAET/SENAR Tocantins

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins realizou, nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Palmas, um curso de atualização para os instrutores da instituição que trabalham com o programa Negócio Certo Rural (NCR), criado para contribuir com a melhoria da gestão de propriedades rurais por meio de capacitações e com foco no empreendedorismo. O programa é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e, no Tocantins, já atendeu cerca de 3,5 mil produtores rurais em todos os municípios do Estado desde a sua criação, em 2011.

Para a superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, “o NCR é um programa voltado para pequenos produtores rurais, quando, através de ferramentas simples de gestão, eles aprendem a desenvolver e melhor administrar o seu negócio rural, se transformando em verdadeiros empreendedores do campo”, destaca a superintendente.

A atualização da metodologia do Negócio Certo Rural foi aplicada para 27 participantes e, de acordo com o coordenador do programa pelo SENAR Tocantins, o engenheiro agrônomo Flori Zanon, o curso vem trazer melhorias à uma ferramenta de gestão que já está sendo utilizada com grande êxito no Tocantins. “As informações repassadas aos instrutores têm o objetivo de alinhar as ideias e passar a eles todo o conteúdo da mesma forma que foi pensado pelos profissionais que elaboraram os materiais, já que são, em parte os mesmos que aplicam a metodologia”, explica o coordenador.

O curso foi coordenado pelo instrutor do SENAR Nacional Gumercindo Fernandes, que adiantou que essa atualização vai contribuir, também, para que as ferramentas aplicadas no programa fiquem ainda mais acessíveis e fáceis de manusear junto ao produtor rural. “As noções de empreendedorismo levado ao campo também é um grande foco do programa, que faz com que as pessoas construam um plano de negócio, através de metodologias de gestão que são importantes para o diagnóstico dos problemas e soluções no dia a dia do campo”, resumiu Gumercindo.

A veterinária Marcia Helena, uma das instrutoras do programa, avaliou que “essa atualização teve o enfoque na modernização da ferramenta de trabalho para orientar o produtor rural junto ao planejamento e gestão da propriedade, bem como a tomada de decisão no meio rural, melhorando a renda e consequentemente a qualidade de vida desses produtores rurais e suas famílias".

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS