Facebook
23/01/2014 - 19h04m

Mulheres quilombolas fazem curso de administração agrícola do SENAR

Redação

As aulas estão acontecendo na escola municipal do povoado Cocalim, município de Santa Fé do Araguaia, norte do Tocantins, desde segunda-feira, 20. São mais de 20 alunas beneficiadas pelo programa “Com licença, vou à luta” (CLVL), oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA / FAET /SENAR, senadora Kátia Abreu. O objetivo é qualificar trabalhadoras rurais, que já desempenham alguma atividade em pequenas propriedades, em administração rural.

No município de Santa fé do Araguaia, a estimativa é que mais de 60 mulheres sejam assistidas pela capacitação, com duração de 40 horas. Segundo a responsável pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade, Maria Raimunda da Conceição, a comunidade foi muito receptiva durante a mobilização. “Este povoado possui mais de 250 famílias. A maioria dos moradores é quilombola e trabalha com lavoura ou criação de porcos e galinha e comercializam os produtos na cidade”, relata a Raimunda.

Dona Maria da Conceição de Araújo é uma das moradoras do povoado e cria e vende porcos com o esposo. Ela está fazendo o curso para adquirir mais conhecimento sobre a gestão do negócio. “Eu cuido da parte de engorda da criação. Com o curso vou conseguir ter uma noção de quanto estou gastando com a alimentação deles, para poder definir um preço de mercado que cubra minhas despesas”, disse a trabalhadora rural.

Além de Santa Fé do Araguaína a cidade de Barra do Ouro também será contemplada com o curso Com Licença Vou a Luta no próximo sábado, 25.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS