De Bruxelas (Bélgica), onde acompanha a presidente Dilma Roussef na reunião de cúpula da União Européia-Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), a ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu, salientou na tarde desta quarta-feira, 10, a importância do lançamento do Plano Nacional de LogÃstica para o paÃs e especialmente para o Tocantins. O plano foi apresentado na terça pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que sublinhou a participação da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, na sua elaboração. A Ministra e a Presidente retornam da Bélgica ao Brasil nesta quinta de um encontro que pode resultar em acordos de livre comércio com a União Européia, possibilitando desdobramentos diretos nas exportações brasileiras e do Tocantins.
Para a Ministra, o Plano Nacional de LogÃstica e os acordos com a União Européia formam um conjunto capaz de elevar a competitividade dos produtos brasileiros, com repercussão na balança comercial do paÃs. A Ministra destacou as concessões da Ferrovia Norte-Sul no trecho Palmas a Anápolis, que já está concluÃdo. Além do trecho Anápolis a Estrela do Oeste (SP) que está com cerca de 80% pronto para ser concessionado. “Quem ganhar terá que construir o trecho de Açailândia (MA) a Vila do Conde (PA)â€, antecipa a ministra Kátia Abreu.
Para a Senadora, com o Plano Nacional de LogÃstica, a “Norte-Sul ficará prontinha para todos os lados, de Estrela do Oeste vai ser construÃda até Três Lagoas, no Mato Grosso do Sulâ€, salienta. Para a ministra Kátia Abreu, a logÃstica a ser implantada dará maior competitividade aos produtores e aos produtos do Matopiba, “em especial ao Tocantinsâ€.
Para ela, será possÃvel um frete mais barato e mais eficiente, levando o custo dos produtos para baixo, beneficiando tanto o produtor como o consumidor. Ela adiantou ainda nesta quarta que se o pais fizer um acordo com a União Européia, o Tocantins poderá vender carnes, soja, milho, frutas e peixe para os europes. “Os produtos terão maior competitividade pois serão transportados pela ferrovia Norte-Sul até Vila do Conde (Belém), gastando cinco dias menos que se fossem transportados aos portos do Sul do paÃs como é atualmente. “O Tocantins será mais competitivoâ€, sela a ministra Kátia Abreu.