Facebook
17/12/2013 - 00h25m

Judocas da rede estadual de ensino se destacam nacional e internacionalmente em 2013

Redação

São vários os alunos-atletas da rede estadual de ensino que obtiveram ótimos resultados representando o Tocantins neste já quase findado ano de 2013. Dentre eles estão os judocas Mayons Brito e Luana Cândido, que elevaram o nome do Judô tocantinense nos cenários brasileiro e internacional ao conquistarem importantes feitos como, respectivamente, uma vaga na base da Seleção Brasileira e o título do Quebec Open, no Canadá.

Aluno do 2º ano do Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, Mayons acumulou outras vitórias neste ano competitivo, como os títulos de campeão brasileiro da Região IV, vice-campeão da Copa Moura Internacional, e de terceiro colocado nos Jogos Escolares da Juventude, dentre outras conquistas.

Para o judoca de apenas 16 anos, o próximo ano também promete novas conquistas. “Fazendo uma retrospectiva minha em 2013, eu acho que até julho o meu ano foi razoável, mas muito bom nos meses seguintes, quando vieram o Brasileiro da Região IV, a Copa Moura, os Jogos Escolares e a tão sonhada vaga na seletiva nacional, onde firmei a minha entrada na Seleção Brasileira de Base. Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado, que me apoiou muito na conquista do bronze nos Jogos Escolares, aos meus patrocinadores e ao meu Sensei (“professor” no Judô) Celso Galdinho, que é o cara. Espero que este 2014 seja de muitas conquistas também, agora não só representando o Tocantins, mas o nosso País, na Seleção Brasileira. Quero orgulhar muito o meu Estado e o Brasil inteiro”, disse Mayons, campeão dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) que no Tocantinense 2013 sagrou-se campeão geral do ranking sub-21 e sub-18, campeão do ranking nos pesos Ligeiro (-55 kg) sub-18 e Superligeiro (-55 kg) sub-21, além de levar um troféu como destaque do ano.

Vitória em solo canadense

Também com apenas 16 anos de idade, Luana, estudante do 2º ano da Escola Estadual Dom Alano, teve um 2013 igualmente vitorioso. Se no Tocantins ela sagrou-se campeã dos Jets e do ranking tocantinense pesos Meio-Leve (-48 kg) sub-18 e Ligeiro (-48 kg) sub-21, foi fora do Estado que ela mais brilhou. Primeiro veio o vice-campeonato da tradicional Copa Minakawa, na cidade de São Paulo, no peso Meio-Leve (-48 kg) sub-18; em seguida, na mesma categoria, o título de campeã do Quebec Open, em Montreal, no Canadá, acompanhado do vice-campeonato (Meio-Leve, na Sub-18) e do terceiro lugar (Ligeiro, Sub-21) no Ontario Youth Internacional, em Ontário, ainda em solo canadense.

De acordo com a aluna-atleta, o sucesso de 2013 pode ser melhorado em 2014, ano que será favorável a ela. “Esse meu ano no Judô foi o meu melhor até hoje, desde que comecei a competir, pois consegui me destacar bem e conquistei diversas medalhas importantes em competições fortes, inclusive três internacionais, sendo uma de ouro, uma de prata e outra de bronze. Por sinal, eu tenho muito a agradecer ao Governo do Estado, que me ajudou com as passagens (da atleta e do treinador) para o Canadá, onde tive as minhas conquistas mais importantes no ano. Agora é esperar por 2014, que por ser o meu último ano de Juvenil, será o meu ano forte. Para que tudo dê certo, eu vou treinar ainda mais para me sair bem nas competições estaduais, nacionais e nas internacionais que tiver chance de disputar. Quero evoluir ainda mais no Judô e trazer novas medalhas para o Tocantins”, afirmou Luana.

Esporte e Educação

Presente no Bonenkai (festa de premiação) 2013 da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), o secretário de estado da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo Souza, foi homenageado como um dos apoiadores da modalidade e falou da importância deste esporte na vida dos estudantes tocantinenses. “Eu acredito muito no poder educador do Judô, que prega a filosofia do respeito e do desenvolvimento mental e físico dos judocas. Por isto procuramos apoiar os nossos alunos-atletas em competições dentro e fora do Estado, pois sabemos que nas disputas eles vivenciam situações que serão por eles encaradas no dia a dia, seja notando o quanto a dedicação a algo pode gerar frutos positivos, como a conquista de troféus, ou percebendo a importância da superação de uma adversidade ou de uma derrota, que são comuns na vida de todos também. Parabéns a todos os judocas tocantinenses e tenham a certeza que o Governo do Estado, por meio da Seduc, seguirá sendo um grande parceiro de vocês neste 2014 que já está perto de iniciar”, destacou Danilo de Melo.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS