Facebook
18/05/2020 - 17h12m

DENUNCIE

Governo do Tocantins realiza campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Denuncie casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes (Foto: Seciju/ Governo do Tocantins)

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no dia 18 de maio, e o Governo do Tocantins, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), tem realizado a campanha Faça Bonito que tem o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e de responsabilizar os violentadores.

A Seciju ressalta que a defesa dos direitos de crianças e adolescentes é de responsabilidade da Rede de Proteção, esta envolve todos os órgãos que atuam defendendo os direitos e deveres deste público, e também de toda a sociedade, prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A gerente da Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Pinto, reforçou que todos devem ser parte dessa rede. “Somos todos responsáveis pela efetividade dos trabalhos da Rede de Proteção, se ocorre alguma falha na denúncia, na proteção ou na execução da lei, a falha é de todos nós”, afirma.

As ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente ocorrem de várias formas, mas em tempos do novo Coronavírus, a saída mais eficaz tem sido as campanhas informativas através de redes sociais, a fim de executar de forma efetiva as ações da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Além da campanha informativa de combate ao abuso e exploração sexual, as gerentes de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Promoção dos Direitos da Primeira Infância da Seciju, Rejane Pinto e Andreia Alves, respectivamente, atuam no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, participam do Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos – Virtual (que ocorre até o dia 20 de maio) e encaminharam recomendações referentes às ações em tempos de Coronavírus aos gestores municipais.

Disque Denúncia

De acordo com Andreia Alves, o principal objetivo da campanha abuso ou exploração de crianças e adolescentes de é fazer com que a sociedade entenda que não denunciar também é crime. “Em nosso Estado, assim como em todo o Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demanda a conscientização da população quanto às formas de identificar e denunciar os casos suspeitos”, finaliza.

Os canais de denúncias disponíveis podem ser conferidos no site da Seciju.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS