Facebook
15/04/2024 - 16h55m

EDUCAÇÃO

Enem 2024: Começa o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição

Por Bico 24 Horas

Educação orienta estudantes sobre início do período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024.

Podem solicitar a isenção os estudantes concluintes do ensino médio (Foto: Seduc/Governo do Tocantins)

A Secretaria de Estado da Educação lembra aos estudantes que estão concluindo o ensino médio, que começou nesta segunda-feira, 15, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2024. Os estudantes devem solicitar a isenção na página do Participante https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ por meio do login Gov.br, até o dia 26 de abril.

Neste mesmo período, acontece a justificativa de ausência no Enem 2023, para os estudantes que não fizeram as provas nos dois dias de aplicação e queiram solicitar a taxa de isenção novamente.

O direito à isenção da taxa é para os alunos que estão matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas declaradas no Censo Escolar; alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integral em escola particular e para as pessoas que são membros de família de baixa renda e que possuem o Número de Identificação Social (NIS) no Cadastro Único (CadÚnico), dos programas sociais do Governo Federal.

O resultado da solicitação de isenção e da justificativa será divulgado em 13 de maio. Posteriormente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os editais com as datas das inscrições e das provas.

Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem é um dos exames mais importantes do ensino médio, porque além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes, também representa uma porta de entradas para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS