Facebook
29/04/2024 - 17h41m

EDUCAÇÃO

Encceja 2024: Começa nesta segunda-feira, 29, o período de inscrição

Por Bico 24 Horas

Pessoas que não concluíram a educação básica na idade apropriada podem fazer a avaliação.

Educação alerta estudantes sobre abertura da inscrição para o Encceja 2024 que começam nesta segunda, 29 (Foto: Governo do Tocantins)

Começa nesta segunda-feira, 29, o período de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2024). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de maio no portal https://sso.acesso.gov.br.

O Encceja é destinado às pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio na idade apropriada. De acordo com o edital, é exigida do candidato a idade mínima de 15 anos, para fazer as provas do ensino fundamental; e 18 anos, para o ensino médio.

O objetivo do Encceja é avaliar competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram a educação básica e que podem receber as certificações fornecidas pelas secretarias da Educação e por institutos federais.

A educadora Saionara Moraes Marinho, gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação, ressaltou que a Seduc está orientando todas as Superintendências Regionais de Educação para divulgarem ao máximo o calendário e o edital do Exame, para que mais pessoas façam as inscrições. “Estamos enfatizando que o Encceja é mais uma oportunidade para as pessoas regularizarem a conclusão do ensino fundamental e médio e, posteriormente, poderem ingressar em um curso superior”, frisou.

Provas

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 25 de agosto e serão compostas por questões que têm como base as Matrizes de Referência disponíveis no portal do Inep. O Encceja é composto por quatro provas objetivas.

O Encceja é realizado pelo Ministério da Educação, em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS