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09/10/2020 - 10h54m

REFLEXÕES

Curso de Pedagogia da Unitins de Araguatins realiza encontro sobre estágio supervisionado em tempos de pandemia

Objetivo foi permitir aos acadêmicos momentos de reflexões sobre suas práticas realizadas de forma remota.

O curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, realizou, nos últimos dias 1º e 2, o I Encontro de Vivências sobre Estágio Supervisionado em Tempos de Pandemia, com o tema Olhares sobre a prática pedagógica no processo de formação de professores nos espaços escolares e não escolares. O encontro aconteceu no formato roda de conversa, no ambiente virtual Google Meet.

Participaram do encontro os acadêmicos matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV do curso de Pedagogia para socialização das vivências práticas realizadas remotamente que possibilitam o conhecimento de contextos de atuação em espaços educacionais não escolares e escolares em suas especificidades.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Aquenubia Gonçalves, explica que o evento teve por objetivo socializar e discutir as ações pedagógicas que foram desenvolvidas de forma remota, permitindo aos acadêmicos momentos de reflexões sobre suas práticas, sendo possível avaliar a visão do outro em relação à atuação do pedagogo em espaço não escolares e escolares.

No dia 1º, a programação contou com a presença da professora Maria Olindina Carneiro Borges, secretária municipal de Educação de Araguatins. Ela fez um abordagem geral sobre a educação no município durante a pandemia, destacando a importância da presença dos estagiários nas redes municipal e privadas de ensino. Demais convidados: Karla Andrea Azevedo de Souza, gestora Escolar da Escola Municipal Profa. Nair Duarte;  Ana Paula Silva Araújo, diretora da EAC; Maria Alves Rangel , pedagoga/coordenadora pedagógica da Escola Municipal Maria de Lourdes Milhomem; Ycieren Sebastiana Almeida de Oliveira Libanio, gestora escolar da Escola Doutores do ABC; Jurecilde Pereira Marinho da Silva, professora nas séries inicial e Espanhol; e Francisca da Silva Feitosa, professora responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado II.

No dia seguinte, a programação contou com a participação do professor Marcos Irondes Coelho, que ministrou uma palestra intitulada A importância do Estágio Supervisionado na Formação da Profissional Pedagoga, destacando dentre outros aspectos o magistério feminino, as políticas de formação de professores e atuação em contextos não escolar. Participaram como convidadas a pedagoga Marly Sousa Gomes, coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social do município de Araguatins, e a pedagoga Sonia Neri de Araújo, atuante no Centro de Atenção Psicossocial Mentes Brilhantes, também do município de Araguatins.

Para a acadêmica Cristiane Figueredo, que estagiou remotamente na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguatins, “é uma experiência diferente, algo inovador." O grupo de acadêmicas/estagiárias produziu um vídeo “arte com folhagens” que foi disponibilizado aos apaeanos pelo Whattsapp. O vídeo teve um retorno positivo, os apaeanos fizeram devolutiva, por áudio, expondo que gostaram muito da atividade proposta. “Quando nós recebemos os áudios dizendo que tinham gostado, isto é mais significante ainda, porque a gente percebe que teve uma participação no aprendizado deles, que podemos contribuir neste momento difícil. O estágio de forma remota foi importante pra nós, foi diferente porque podemos participar de algo que é inovador, apesar de ainda estarmos buscando metodologias, buscando formas, de poder oferecer um ensino melhor pra cada um, pra cada usuário”.

A coordenadora Aquenubia diz que o encontro demonstrou claramente que mesmo diante da excepcionalidade é possível realizar as atividades práticas remotamente. "Os acadêmicos e demais profissionais participantes puderam ouvir os relatos de experiências bem-sucedidas e assim validando as práticas das disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV. Tenho certeza que os alunos, futuros profissionais da educação do curso de Pedagogia da Unitins, Câmpus Araguatins, que tiveram as experiências exitosas nesse modelo terão maiores possibilidades de sucesso no mercado de trabalho, uma vez que o domínio das ferramentas midiáticas será cada vez mais exigido e definirão novas possibilidades de atuação. Sinto-me realizada em finalizar essa etapa com êxito”, relata.

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A verdadeira aprendizagem de um acadêmico
Não está somente em uma sala de aula com conforto e conveniência
Amplia-se com o Estágio supervisionado, das experiências e desafios
Mas também com as oportunidades!

Um estágio supervisionado não seria o mesmo
Se não viesse acompanhado de muitos desafios
Que podem dá ao estagiário acadêmico
Ousado e criativo
Uma grande oportunidade

Se o estágio supervisionado é o destino do acadêmico
Realizá-lo dando o melhor de si é o grande desafio
Lutas e obstáculos pelo caminho trilhado
Mesmo assim seja ousado, criativo, otimista e determinado
E jamais, em momento algum, desista de seus sonhos
Pois eles farão a diferença sempre em sua vida
Fazendo dela uma enorme veracidade do que você sempre sonhou, ousou e realizou

Quando não passamos por desafios
Também não rompemos nossos limites
E tendemos a ficar estacionados
Parados no mesmo local

No estágio supervisionado como o de pedagogia
Seja num local escolar ou não escolar
Em ambientes como
O CRAS, O CAPS, A APAE, O SCFV
Existem muitas direções e muitas opções a se escolher

Mas essa escolha só você acadêmico pode fazer
Pois é uma escolha que só depende de você
Siga seu caminho
E comece a trilhar
Escolha o que fazer
E siga sempre em frente
Com otimismo, ousadia e criatividade também em mente. (
Autora: Marly Moreira da Silva, acadêmica do 8°periodo de pedagogia.)

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