Facebook
01/03/2016 - 15h46m

Colaboradores do SENAR Tocantins participam, em Brasília, de semana de atividades do ABC Cerrado

Assessoria de Comunicação Sistema FAET/SENAR Tocantins, com informações do SENAR Brasil

Mobilizados para o avanço do Projeto ABC Cerrado, gestores técnicos e administrativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estão reunidos desde a última segunda-feira (29/2) até o dia 3 de março, em Brasília, para uma programação intensa de atividades. O encontro conta com a participação de representantes dos oito estados envolvidos na iniciativa: Tocantins, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e o Distrito Federal. Do SENAR Tocantins estão participando a diretora Técnica, Adriana Aguiar; o coordenador do ABC Cerrado no estado, Flori Zanon e a assistente Financeira do Projeto, Alzirene Alves.

A agenda prevê a capacitação no software de monitoramento do projeto, palestra sobre as diretrizes administrativas do Banco Mundial e aquisições e contratos e uma mesa redonda para tratar dos processos de mobilização. Segundo o coordenador técnico do Projeto ABC Cerrado, Mateus Tavares, o principal objetivo do encontro é capacitar as Administrações Regionais do SENAR para utilizarem o novo sistema de acompanhamento da execução do projeto.

“Essa ferramenta é fundamental para termos uma visão permanente do avanço e do desenvolvimento do projeto. Sem as informações das regionais, não conseguimos monitorar o que está acontecendo. Também vamos aproveitar a oportunidade para fazer um alinhamento sobre os procedimentos do Banco Mundial, já que muitos não conhecem o funcionamento dessa parte”, explica Tavares.

As inscrições para as capacitações do Projeto ABC Cerrado ainda estão abertas. Os interessados precisam preencher uma ficha disponível no endereço http://bit.ly/1QiXIaB e também nos Sindicatos Rurais de cada município, nos Núcleos Regionais do SENAR Tocantins nos municípios de Palmas, Gurupi, Araguaína, Araguatins e Arraias e no site do SENAR Brasil. Os treinamentos têm carga horária de 56 horas, divididos em quatro encontros. As vagas são limitadas.

Segundo a superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, a expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2016 sejam atendidos, aproximadamente, 600 produtores e técnicos em vários municípios do Tocantins.

Projeto ABC Cerrado
Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

No Tocantins, 400 propriedades rurais também vão receber assistência técnica e gerencial por meio do projeto.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS