Facebook
04/04/2024 - 17h08m

UNITINS

AUGUSTINÓPOLIS: Visita de líderes de entidades ao NPCJ fortalece vínculos comunitários

Por Bico 24 Horas

Tour pelo novo prédio do Núcleo de Práticas Contábeis e Jurídicas da Unitins Câmpus Augustinópolis reuniu convidados e comunidade acadêmica.

Direção, coordenação e acadêmicos da Unitins juntamente com os convidados (Foto: Ananda Portilho)

Representantes empresariais e de entidades de Augustinópolis visitaram o novo Núcleo de Práticas Contábeis e Jurídicas (NPCJ) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis na tarde desta quarta-feira, 3. O convite partiu da coordenação do Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) com o objetivo de estreitar laços com a comunidade a apresentar os projetos em desenvolvimento.

A visita, marcada por entusiasmo e troca de conhecimentos, proporcionou uma oportunidade única para os líderes das entidades locais, representantes empresariais e profissionais da área contábil conhecerem as instalações modernas e funcionais do novo espaço que passou a funcionar neste ano.

Compareceram o presidente da Associação Empresarial de Augustinópolis (Assea), Roni Teodoro, e o tesoureiro da mesma entidade, o contador Leonardo Soares. Também a contadora Íris Borges e a presidente e a vice-presidente da Associação dos Contabilistas do Bico do Papagaio (Ascobip), Cleomar Borges e Gleide Maciel Marinho, respectivamente.

Convidados puderam conhecer as novas instalações do Núcleo de Práticas Contábeis da Unitins (Foto: Ananda Portilho)

Durante o encontro, os visitantes puderam interagir com a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, a coordenadora do NPC, professora Maria Aldileia Silva Melo e alunos envolvidos nos projetos, trocando experiências e perspectivas sobre a importância da integração entre teoria e prática no ensino superior.

Oportunidades de parcerias futuras também foram discutidas, de forma a vislumbrar uma colaboração contínua entre o Núcleo e as entidades locais para o benefício mútuo da comunidade. Os projetos desenvolvidos no Núcleo de Práticas Contábeis abrangem diversas áreas da contabilidade, desde consultorias para microempresários até atividades específicas para a contabilidade aplicada ao agronegócio, visando sempre a aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula.

É muito valioso para mim, que cheguei há 50 anos em Augustinópolis com um curso técnico em contabilidade feito em São Paulo, ver essa evolução universitária na região. Eu concluí Ciências Contábeis aos 74 anos e me orgulho muito dessa evolução no Bico do Papagaio”. Esse espaço também é valioso para a comunidade carente, porque eles têm uma contabilidade gratuita. Os alunos estão aprendendo, ensinando e ajudando os micro e pequenos empresários”, destacou a presidente da Ascobip, Cleomar Borges.

O acadêmico de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis Rhian Oliveira participou da programação e destacou que “desde o primeiro período, temos a oportunidade de adquirir conhecimento que nos prepara para o futuro. Conhecer pessoas importantes e ouvir suas histórias nos inspira, mostrando as dificuldades que enfrentaram e a valorização da estrutura atual, como o NPC e o NAF. Isso nos capacita a nos tornarmos profissionais de excelência, assim como eles foram e como aspiramos ser”, comentou o calouro.

Para a professora coordenadora do NPC, Maria Aldileia Silva Melo, a ideia foi tornar esses convidados disseminadores do trabalho feito no espaço. “Esperamos que eles levem para a comunidade local a mensagem sobre os projetos e serviços que são ofertados pela Universidade por meio do NPC”. “Mais uma vez, reforçamos as parcerias que já temos com entidades como a Assea e Ascobip como grandes apoiadores do desenvolvimento profissional de nossos futuros contadores”, assinalou.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, observou que além de fazer networking, o encontro também foi uma oportunidade de ouvir sobre a história da contabilidade no Bico do Papagaio. “Esses relatos trazidos por mulheres que viveram e viram a evolução da contabilidade na nossa região são muito ricos. Além dos nossos acadêmicos terem tido a oportunidade de conhecer os líderes das entidades, também puderam ouvir sobre uma realidade que não vivenciaram, mas que são parte da evolução dela”.

Para a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, “é sempre muito gratificante receber os parceiros da Universidade, sobretudo em ocasiões onde o propósito é falar de ampliação, oportunidades de serviços e campos de estágios”, finalizou a gestora.

Roda de conversa abordou a história da contabilidade no Bico do Papagaio (Foto: Ananda Portilho)

Visita teve como objetivo estreitar os laços entre Universidade e comunidade (Foto: Ananda Portilho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS