Facebook
28/03/2024 - 09h36m

ENFERMAGEM

AUGUSTINÓPOLIS: Unitins promove palestra sobre câncer colorretal a colaboradores da Energisa

Por Bico 24 Horas

Ação foi promovida pelo curso de Enfermagem da Unitins em conjunto com a UBS Nova Araguatins.

Colaboradores da Energisa juntamente com a professora Sônia e os acadêmicos de Enfermagem (Foto: Divulgação)

A prevenção do câncer colorretal foi tema de uma palestra realizada por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis, para colaboradores da Energisa Tocantins, em Araguatins, na última segunda-feira, 25. A ação é alusiva à campanha nacional Março Azul que prevê a conscientização em relação a esse tipo de câncer.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que somente neste ano 150 novos casos de câncer do cólon e reto sejam identificados em homens e mulheres no Tocantins. Os mais acometidos são os homens, com previsão de 80 novos casos, mas as mulheres aparecem com uma estimativa próxima: 70 novos casos até o final de 2024. A estimativa é a mesma para 2025, segundo o Inca.

O câncer colorretal é o segundo tipo de câncer com maior ocorrência no Brasil. Os tumores podem acometer do cólon, no início do intestino grosso, passando pelo reto e chegando ao próprio ânus. De acordo com o Ministério da Saúde do Governo Brasileiro, a enfermidade “se desenvolve predominantemente a partir de mutações genéticas em lesões benignas”.

Ação na Energisa Tocantins foi realizada em conjunto com a Unidade Básica de Saúde Nova Araguatins e contemplou os servidores da unidade de Araguatins/TO com educação em saúde para conscientizar acerca da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento para o câncer colorretal. O grupo de acadêmicos foi supervisionado pela professora Sônia Neri. A palestra foi solicitada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa.

Ficamos muito felizes em receber o grupo de acadêmicos da Unitins para conversar com os nossos colaboradores. Foi um momento de compartilhamento de conhecimentos e o assunto foi muito bem explicado pelos alunos. Foi muito bom”, comentou o supervisor de operação da Energisa, Erivelto Bento Rabelo.

O acadêmico Eriton Veríssimo destacou que a abordagem com os colaboradores foi prática com a definição do que é o câncer do colorretal, prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamentos. “Foi uma ação muito significativa principalmente para nós que estamos no último ano da graduação e precisamos nos envolver com a comunidade. Essas iniciativas nos permitem compartilhar os nossos conhecimentos adquiridos ao longo da formação no ensino superior”, observou o aluno do 9º período.

A professora responsável, Sônia Neri, explicou que “a campanha Março Azul Marinho foi criada pela Organização Mundial da Saúde e tem como objetivo promover a conscientização acerca desse tipo de câncer”. “As empresas têm um papel importante no tocante às ações de prevenção e conscientização do câncer colorretal, no intuito de incentivar que se busque diagnósticos e tratamento precoce. Foi uma ação direcionada principalmente para o público masculino que costuma ser mais acometido por essa enfermidade”, assinalou.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Késia Chaves, “ao engajar os alunos de enfermagem em projetos de extensão, não apenas os capacitamos com experiência prática, mas também cultivamos um senso de responsabilidade social e compromisso com o bem-estar da comunidade. Assim, as universidades não apenas produzem profissionais competentes, mas também agentes de transformação ativamente envolvidos na promoção da saúde e no suporte às comunidades locais”, concluiu.

Intervenção foi realizada no ambiente de trabalho durante expediente (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS