Facebook
27/03/2024 - 08h34m

LIGA DE SAÚDE COLETIVA

AUGUSTINÓPOLIS: Unitins leva palhaçoterapia para crianças durante campanha de vacinação

Por Bico 24 Horas

Ação foi realizada em conjunto com a USF Santa Rita, de Augustinópolis.

Liga de Saúde Coletiva da Unitins Câmpus Augustinópolis leva palhaçoterapia para crianças durante campanha de vacinação (Foto: Divulgação)

A Liga de Saúde Coletiva (Lisc) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis promoveu uma ação de palhaçoterapia voltada para crianças entre 1 e 4 anos de idade, que passaram por atualização da carteira de vacinação na quarta-feira passada, 20, em Augustinópolis, na Creche Municipal Permina Ferreira de Almeida.

O grupo da Lisc foi composto por acadêmicos de Enfermagem e Medicina do Câmpus Augustinópolis. Os voluntários realizaram brincadeiras, cantaram músicas, fizeram dinâmicas com balões e bolhas de sabão com o intuito de tornar o momento da vacinação menos traumático para os pequenos.

A ação ocorreu em parceria com Unidade de Saúde da Família do Bairro Santa Rita. A aplicação das vacinas foi feita pelas técnicas do Sistema Único de Saúde, enquanto os acadêmicos presentes atuaram no acolhimento e distração das crianças que precisavam ser vacinadas. A Secretaria Municipal de Saúde está em campanha para atualização do calendário infantil levando doses dos imunizantes para creches e escolas.

A gente tem percebido que a vacinação infantil é um momento, geralmente, traumático para as crianças. Eles choram, não querem vacinar. Ficam traumatizados com a agulha, com a dor que sentem, por isso decidimos tornar esse momento um pouco mais leve para eles. Enquanto eles esperavam, a gente brincava com eles para que eles se distraíssem e não ficassem em desespero por serem os próximos”, explicou a acadêmica de Medicina, Ana Porto.

A professora coordenadora da Lisc, Sylla Figueiredo, lembrou que “essa iniciativa fortaleceu nossa conexão com a comunidade local. Foi uma oportunidade não apenas de oferecer um serviço valioso, mas também de construir laços de confiança e solidariedade com as famílias atendidas pela creche”.

Grupo de acadêmicos de Enfermagem e Medicina com servidores da creche (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS