Facebook
28/03/2017 - 08h50m

Antiga Escola Agrotécnica Federal

ARAGUATINS: IFTO completa 29 anos

Há 29 anos promovendo formação profissional de qualidade e transformando vidas de várias gerações, esse tem sido o papel do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que completou mais um aniversário de inauguração no sábado, 25 de março.

A instituição que iniciou suas atividades apenas com parte da sua estrutura concluída, quadro reduzido de pessoal que acumulava funções, e com uma turma inicial de apenas de 55 técnicos, conta hoje com 206 servidores, 1293 alunos, 176 terceirizados. Se consolidado a cada ano, como instituição de ponta, no que se refere ao ensino técnico e tecnológico de qualidade, ofertando cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e Redes de Computadores e Subsequente em Agropecuária, e desde 2009 cursos superiores de Bacharel Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação.

História

O Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins, antiga Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, possui 29 anos de existência. Foi criado pelo Decreto nº. 91.673 em 20 de setembro de 1985, tendo sido inaugurada em 25 de março de 1988. Em 29 de dezembro de 2008 com a sanção da Lei n° 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a Escola Agrotécnica passou a integrar o Instituto Federal do Tocantins.

Infraestrutura
Com área de 561,8 hectares, o Campus Araguatins possui 84 salas, diversos laboratórios, entre estes estão: sete de informática, três de biologia, um de física, um de química, um de análise de solo um de bromatologia, um de microbiologia e um de química. Além disso, o campus possui uma biblioteca (com aproximadamente 18000 livros no acervo), refeitório (onde são servidas cerca de 950 refeições diariamente), bosque, cantina, espaço de vivência, dois prédios administrativos, Centro Cultural (com espaço para o grêmio estudantil e banda de música), Centro de treinamento (com apartamentos de apoio), Alojamento masculino (com 102 vagas), Campo de futebol society, Piscina semi-olímpica e Ginásio Poliesportivo. Destacam-se ainda os setores de irrigação, desenho técnico e topografia doCampus.

Além das salas de aulas, ocampus conta com setores onde funcionam as chamadas vitrines tecnológicas, ou seja, salas de aulas práticas. Esses setores são denominados de UEP’s (Unidade Escolar de Produção).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS