Facebook
06/05/2024 - 18h54m

DA UNITINS

ARAGUATINS: Acadêmicos de Letras realizam "Noche Literaria" com declamação de poemas

Por Bico 24 Horas

Aula promovida pelo curso de Letras da Unitins mergulha estudantes na cultura espanhola e fortalece vínculos acadêmicos através da poesia.

Noite literária dedicada à literatura espanhola (Foto:Quezia Alencar)

Acadêmicos do 7º período do curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, mergulharam em uma atmosfera de poesia e cultura na última quinta-feira, 02, durante a realização da "Noche Literaria". Sob a orientação da professora Soraima Moreira, a turma dedicou-se à leitura e declamação de poemas do renomado poeta chileno Pablo Neruda, como parte da disciplina Literatura Espanhola I.

Em um ambiente conduzido inteiramente em espanhol, os estudantes compartilharam trechos de obras emblemáticas do livro "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada", explorando as nuances do amor e dos desencontros. A experiência, além de enriquecer o domínio da língua espanhola, promoveu momentos emocionantes e reflexivos entre os participantes.

Uma das acadêmicas envolvidas, Lanai Oliveira, destacou a importância da iniciativa como uma oportunidade de aprimorar a leitura em espanhol e fortalecer os laços entre os colegas. “O que se revelou interessante foi o engajamento de todos os alunos para a realização desse evento. Apreciei bastante essa dinâmica, pois alguns colegas que costumam sentir insegurança ao se apresentar estiveram muito bem ontem. Além disso, foi um momento de união e descontração para toda a turma”, compartilha.

O acadêmico Francivaldo Souza conta que gostou da experiência e do desafio de declamar poesias em outra língua. "Foi um desafio pra cada um, porque sei que muitos já declamaram poesias em português, mas em espanhol, essa foi a primeira vez, mas fiquei muito feliz em ver o desempenho dos meus colegas,  porque muitos ainda travavam um pouco na hora de falar o idioma, e ontem falaram perfeitamente, fiquei muito feliz em ver o desempenho de cada um. Hoje sou volutário no projeto 'Cursinho comunitário' que oferece aulas de espanhol para a comunidade, então pratico bastante, acredito que isso ajudou bastante e fiquei orgulhoso de mim porque lembro de quando  cheguei na graduação e tinha muita dificuldade", relata. 

A atividade, inserida no conteúdo programático da disciplina, permitiu aos alunos aprofundar seus conhecimentos na poesia espanhola, como ressalta a professora Soraima Moreira. "A leitura dos poemas familiariza os estudantes com a língua e a cultura espanhola e os desafia a aprimorar sua pronúncia e escrita. A resenha, apresentação e recitação dos poemas constituíram etapas essenciais desse processo", destaca a docente.

Para a docente, a abordagem lúdica adotada durante a Noche Literaria não apenas promoveu a interação dos alunos com a língua espanhola, mas também possibilitou uma vivência mais profunda dos poemas. "O formato de sarau proporcionou uma experiência criativa e imersiva. Os alunos se envolveram na decoração, nos lanches e na organização do evento, o que demonstra um avanço significativo no entendimento e apreciação da literatura espanhola. Então eu acredito que é um avanço para eles, a literatura espanhola vai ficar marcada com certeza", enfatiza a professora. 

"Aulas mais dinâmicas e envolventes como essa refletem o compromisso do curso de Letras da Unitins em proporcionar experiências enriquecedoras e práticas para nossos estudantes, fortalecendo seu domínio linguístico e cultural. A sala de aula continua sendo nosso maior laboratório de prática docente para que o acadêmico tenha domínio no principal campo de atuação das licenciaturas que é o ambiente escolar", destaca o coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges.

Acadêmicos declamam poemas de Pablo Neruda (Foto:Quezia Alencar)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS