Facebook
15/04/2024 - 15h20m

LETRAS E PEDAGOGIA

ARAGUATINS: Acadêmicos da Unitins realizam oficinas de leitura e contação de histórias

Por Bico 24 Horas

Ação foi realizada por acadêmicos de Letras e Pedagogia, durante comemorações do "Dia D da Leitura" incentivando colaboração entre comunidade e universidade.

As oficinas estimularam o aprendizado e leitura, além de aproximar acadêmicos do ambiente escolar (Foto: Quezia Alencar)

Acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins, realizaram na última quinta-feira,11, oficinas de leitura e contação de histórias para alunos do 6º ao 9º ano na Escola Estadual Osvaldo Franco. A ação foi realizada em comemoração ao “Dia D da Leitura”.

O evento foi marcado por uma variedade de atividades que enfatizaram a importância da leitura no dia a dia dos estudantes. Além das oficinas, houve apresentações culturais, declamação de poesias, desfile de personagens clássicos da literatura e uma peça teatral em homenagem ao renomado escritor Ziraldo, figura destacada na literatura infantojuvenil.

As oficinas foram conduzidas tanto no turno matutino quanto no vespertino, com o objetivo de estimular a imaginação das crianças através de brincadeiras e leituras dinâmicas, promovendo a criação de histórias. A participação surgiu a partir do convite do professor e coordenador da área de linguagens Alex Montel intermediado pela professora da Unitins, Rosana Quadros, "fui de sala em sala informar aos acadêmicos de Letras e Pedagogia sobre a ação e o convite da escola e  instrui os discentes para a realização das oficinas", conta.

Para a acadêmica do 3º período de Letras Bianca Portilho, o Dia D da Leitura representa um dia importante para a educação. “Ter ministrado essas oficinas foi essencial, não só para nossa experiência pessoal e futuramente profissional, mas também para a gente entender um pouquinho da funcionalidade, do desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças. Foi uma experiência maravilhosa, foi muito rico estar lá, conviver, entender um pouquinho de cada um, ver o seu desenvolvimento, se sentir acolhido por esses alunos”, a discente conta que quer participar novamente em outras oportunidades.

A acadêmica do 1º período de Letras Naiara Nascimento, explicou que decidiu participar para se familiarizar com o ambiente acadêmico desde o início do curso. “Eu decidi participar pra já estar nesse ritmo acadêmico, eu gostei bastante de participar, foi minha primeira experiência como acadêmica da Unitins mas eu já possuo contato anterior na sala de aula”, contou a discente.

A professora Patricia Montenegro da Escola Osvaldo Franco, ressaltou a importância da parceria entre as instituições. “É muito importante para as instituições pois os estudantes têm acesso à novas propostas metodológicas de aprendizagem e os acadêmicos podem experimentar a prática docente compartilhando os saberes apreendidos nos cursos. Essa parceria enriquece a aprendizagem de nossos estudantes e desperta neles o prazer pela leitura, através da qual eles podem desenvolver o pensamento crítico, a imaginação, o vocabulário e a compreensão de mundo ao seu redor. As oficinas ministradas pelos acadêmicos contribuíram para o desenvolvimento cognitivo de nossos estudantes, estimularam a criatividade e a capacidade de concentração, permitindo que eles vivenciassem novas experiências”, aponta.

Para o coordenador do curso de letras, Victor Fernandes Borges a integração entre a comunidade escolar e os acadêmicos é essencial.  “É gratificante perceber o empenho e dedicação dos nossos acadêmicos ao participarem de projetos e atividades que envolvem a comunidade. Esses momentos são cruciais para nossos alunos, pois proporcionam oportunidades valiosas para aplicarem a licenciatura na prática, enriquecendo sua formação acadêmica e pessoal”.

Estamos satisfeitos com o envolvimento e a entrega dos nossos acadêmicos ao participar desse dia especial que é o ‘Dia D da Leitura’ na Escola Estadual Osvaldo Franco. São iniciativas como essa que fortalecem os laços colaborativos e geram impactos positivos entre a comunidade e a Universidade”, destaca a coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio.

Estímulo à leitura e criatividade foram pontos-chave nas oficinas ministradas pelos acadêmicos (Foto: Quezia Alencar)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS