Facebook
15/04/2024 - 16h36m

1ª EDIÇÃO

ARAGUATINS: Acadêmica divulga Jornal do curso de Letras da Unitins em escola estadual

Por Bico 24 Horas

Iniciativa tem como objetivo divulgar o curso e fortalecer vínculos entre universidade e comunidade escolar de Araguatins.

Acadêmica apresenta 1ª edição do Jornal do curso de Letras da Unitins para comunidade escolar de Araguatins (Foto: Quezia Alencar)

Com o propósito de promover o projeto de extensão “Letras Unitins: venha conhecer, venha cursar!” da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins a acadêmica do 5º período de Letras Maria Francilene Souza,  realizou uma visita a Escola Estadual G.T.I Denise Gomide Amui na última quinta-feira, 11. Durante a visita, ela apresentou o projeto e compartilhou o jornal do curso de Letras com os alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio.

O projeto, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex) ciclo 2023/2024, tem como objetivo promover o reconhecimento do curso de Letras da Unitins e atrair novos acadêmicos, ressaltando o ensino de qualidade e gratuito da instituição. A divulgação está incluída no cronograma de ações. A primeira edição do jornal aborda as diversas atividades do curso, como a conclusão da reforma e modernização do novo prédio do Câmpus Araguatins, a participação dos acadêmicos em congressos, a realização de eventos como o Sarau Literário 2023 e projetos de pesquisa em andamento.

A participação ocorreu durante o evento de celebração ao "Dia D da Leitura", com o tema "Ziraldo: a magia das palavras, celebrando o Dia D da Leitura!", em homenagem ao renomado escritor brasileiro, autor de obras como "O Menino Maluquinho", que faleceu no dia 6 de abril de 2024.

A acadêmica e bolsista do projeto Maria Francilene compartilha sua experiência na divulgação do projeto, e destaca a receptividade pela comunidade escolar. “Fiquei muito contente em ver a receptividade da escola para conhecer mais sobre o curso de Letras da Unitins. Percebemos também esse interesse dos alunos pela leitura no evento e a cada vez que falava mais sobre o jornal dava pra perceber a curiosidade deles sobre o projeto. Essa interação foi motivadora e reforçou a importância de estarmos presentes nas escolas, compartilhando conhecimento e incentivando o acesso à universidade”, conta a discente.

A professora e coordenadora de Apoio Pedagógio da Escola Denise Amui, Gesia Andrade, conta que o Dia D é um evento anual marcado no calendário escolar e destaca que a parceria com a Unitins é essencial. “O dia D é onde as escolas podem desenvolver ações com todo o corpo docente, discente e comemorar e fazer esse estímulo à leitura. Acho também muito válido a Unitins estar aqui hoje, porque a Universidade tem uma visão muito atual da aprendizagem, o projeto está muito bom!”, afirma.

O esperado é que se consiga estabelecer mais parcerias com as escolas de Araguatins, como aponta a professora doutora e orientadora do projeto, Tania Machado. “Nesta quinta-feira tivemos a oportunidade de começar a divulgação do jornalzinho de Letras nas escolas estaduais de Ensino Médio de Araguatins, iniciando pelo Denise Amui em uma data especial, o dia D de Literatura, e isso veio ao encontro do que traz a primeira edição do jornal. Esperamos estabelecer parceria com as demais escolas da cidade e região para que também possamos compartilhar muitas das ações exitosas que têm sido desenvolvidas no Curso de Letras da Unitins. Nosso projeto tem tido boa receptividade e já estamos selecionando boas novas para compor sua próxima edição, que deve ficar pronta no início de maio”, destaca.

"As atividades do projeto de extensão do Jornal de Letras são de extrema relevância, levam o nome da nossa Universidade e do curso de Letras diretamente à comunidade escolar de Araguatins, fortalecendo assim essa importante conexão. Gostaria de parabenizar novamente a professora Tania e a acadêmica Francilene pela iniciativa”, destaca o coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges.

O jornal está disponível para leitura em formato PDF, acesse a 1ª edição aqui.

Cópias impressas do jornal foram disponibilizadas para os alunos da Escola Estadual Denise Amui na biblioteca da instituição (Foto: Quezia Alencar)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS