Facebook
05/02/2014 - 02h36m

Anteprojeto de Lei da dep. Solange Duailibe cria Museu do Som e Imagem do Tocantins

Redação
Anteprojeto de Lei de autoria da deputada Estadual Solange Duailibe (SDD) cria o Museu do Som e da Imagem do Estado do Tocantins. O expediente apresentado na sessão plenária desta terça-feira, 04 de fevereiro, segue para o Executivo com indicação para adoção e aperfeiçoamento do anteprojeto pelo Governo do Estado.

De acordo com Solange Duailibe, ao referido museu competirá realizar pesquisas históricas e técnicas, coletar, organizar e guardar todo o acervo audiovisual e fotográfico relacionados à história do Estado.

Identidade

“Apesar de o Tocantins ser o último estado brasileiro criado no século 20, não dispomos de acervo histórico cultural que conte e mostre ao cidadão, a sua história, a sua identidade, componentes de questionamentos e transformação social” – argumenta a deputada.

Para Solange , mais do que casas da memória, museus são casas da vida de um povo. São espaços que assumem cada vez mais sua função social junto à população, enquanto locais de conhecimento, vivência e transformação.

Ações

Dentre as ações propostas pelo anteprojeto da deputada Solange, destaca-se a promoção anualmente da Semana de Mostra Audiovisual e Fotográfica do Estado do Tocantins.

“É preciso utilizar o patrimônio histórico-cultural do nosso Estado, como recurso educacional, turístico e de inclusão social” – enfatiza a deputada.

Para o cumprimento de suas funções, o Museu do Som e da Imagem contará com recursos orçamentários e financeiros consignados no orçamento para esta finalidade, ficando  vinculado administrativamente à Fundação Cultural do Estado.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS