Facebook
08/05/2024 - 09h59m

UNITINS

Alimentação saudável é tema de ação realizada por acadêmicas de Medicina em escola de Sampaio

Por Bico 24 Horas

Cidade foi apontada no Atlas da Obesidade como município com maior índice de obesidade entre crianças de 5 a 10 nos de idade, no Bico do Papagaio.

Crianças disputam durante game levado por grupo de acadêmicas Medicina Unitins Câmpus Augustinópolis (Foto: Divulgação)

Acadêmicas de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis promoveram uma ação com enfoque na alimentação saudável como combate e controle da obesidade no Tocantins. A atividade foi realizada nesta terça-feira, 7, na Escola Municipal 1º de Junho, em Sampaio.

A ação “Meu Lanchinho: compartilhando experiências saudáveis com crianças” é vinculada à disciplina extensionista de Medicina e Saúde Escolar do 1º período do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis e ministrada pelo professor Wallace Sousa. O assunto foi abordado pelas acadêmicas de forma lúdica, com a utilização de games para fixar o aprendizado.

Esse primeiro contato com a comunidade é muito importante para vermos como o conhecimento que a gente obtém na Universidade pode ser repassado para pessoas de todas as idades. Foi muito legal e é bem diferente ter esse contato com a população, perceber como essas informações podem ter impacto positivo na vida do público-alvo”, compartilhou a acadêmica Kamilly Luz Dourado.

A caloura Luiza Souto destacou que “ao trabalharmos esse projeto nós desenvolvemos habilidades de planejamento, execução, organização... Fundamentais para nossa formação acadêmica. Além disso, ao interagirmos com o público infantil aprimoramos nossa capacidade de comunicação com as crianças”.

A escolha da Escola Municipal 1º de Junho não foi feita ao acaso. O professor Wallace Sousa explica que “a unidade foi escolhida com base nos dados do Atlas da Obesidade do Estado do Tocantins, desenvolvido pela UFT [Universidade Federal do Tocantins] e divulgado em 2020. A obra apontou que o município de Sampaio tem o maior índice de obesidade entre crianças com idade entre 5 e 10 anos na região do Bico do Papagaio”.

E complementa ressaltando que “dessa forma, notamos a necessidade de levar um projeto de educação nutricional que proporcione esclarecimento sobre o tema desde a infância, a fim de melhorar a qualidade de vida das crianças envolvidas na ação”, concluiu.

Alunas da Unitins juntamente com educadora da escola municipal visitada (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS