Facebook
16/02/2017 - 09h58m

DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

Seden e instituições parceiras planejam ações conjuntas para a Temporada de Praias 2017

Unir forças para realizar e promover ações conjuntas que garantam uma Temporada de Praia mais organizada, estruturada e segura foi o foco da reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e parceiros institucionais públicos e privados do Tocantins, na tarde desta terça-feira, 14, no auditório do Memorial Coluna Prestes.

O encontro foi o primeiro de uma série de reuniões que irão acontecer no decorrer do primeiro semestre, até a abertura da Temporada nos municípios praianos do Estado. Segundo o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possap, um dos objetivos da parceria entre diversas instituições é a realização de uma Temporada de Praia com mais qualidade. “A ideia é articular ações que promovam o entretenimento, a educação ambiental, o acesso ao crédito por parte dos que trabalham nas praias, a divulgação de informação para os turistas, a segurança, a infraestrutura adequada, os licenciamentos ambientais, a qualificação profissional e, principalmente, o apoio para os municípios praianos do interior do Tocantins”, destaca o superintendente.

Outro ponto destacado foi a necessidade de utilização de práticas sustentáveis associadas ao desenvolvimento turístico, com as atividades de educação e proteção ambiental, além da realização de pesquisas mais completas a fim de conhecer o perfil e o nível de satisfação do turista que vem conhecer as praias de água doce do Tocantins, e, também, mensurar o fluxo de visitantes das praias. Para que isso aconteça, instituições e empresas farão um trabalho coletivo juntamente com a Seden.

Para Lívia Jorge Sales, representante da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a parceria entre as instituições é importante para fortalecer a Temporada de Praias e, consequentemente, fomentar a economia local por meio do turismo e a geração de renda da população. “Nós temos uma situação peculiar e cultural no nosso Estado, que é o fato de que as pessoas se deslocam anualmente para as praias de água doce, por isso muitas pessoas sobrevivem exclusivamente da renda que ganham durante a Temporada de Praias”, explica.

Grupos de Trabalho

Para dar prosseguimento à programação das ações que serão desenvolvidas e organizadas nos municípios antes, durante e depois da Temporada de Praia, as instituições presentes foram divididas em quatro grupos, de acordo com a área de atuação de cada uma, sendo eles: 1) qualificação profissional e investimento; 2) licenciamento, fiscalização e segurança; 3) entretenimento e educação ambiental; e 4) pesquisa sobre o turismo das praias. Assim, os grupos de trabalho se reunirão no decorrer do semestre para planejar e alinhar as ações a serem realizadas.

Parceiros

Participaram da reunião representantes da Seden, da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Banco do Empreendedor (BEM), Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Marinha (Capitania fluvial do Araguaia – Tocantins), da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Senac, do Senai, do Sesc, e do Sesi. (Marina Bitar)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS