Facebook
10/05/2018 - 17h16m

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL

Seden assina termo de colaboração com universidades para fortalecer APL do coco babaçu na região do Bico

Redação

Seden assina termo de colaboração  com universidades para fortalecer APL do coco babaçu da região do Bico do Papagaio

Foram assinados na manhâ desta quinta-feira, 10, no Espaço Empresarial da  Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018), o Acordo de Colaboração Técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden),  com  o Centro Universitário  Luterano de Palmas  (CEULP/ULBRA) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do coco Babaçu da região do Bico do Papagaio.

Pelo acordo,  o CEULP/ ULBRA realizará a elaboração do plano de marketing dos produtos derivados das diversas partes do coco babaçu. A partir desse plano, a idéia é que a instituição desenvolva uma estratégia de acesso a novos mercados com uma identidade visual dos produtos, que contemplem toda parte de material promocional.

Na ocaisão, também foi celebrado um acordo de colaboração técnica com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para desenvolvimento  estudos e pesquisas para explorar as potencialides do uso e aplicação do coco babaçu e seus derivados.

De acordo com o gerente de Arranjos Produtivos da Seden, Marcandes Martins, as conjuções de esforços das instituições envolvidas vai possibilitar a melhoria do processo de produção de novos produtos e valorizaçao da atividade no Estado.

O coco babaçu pode ser utilizado como alimento para consumo humano, ração animal, cosméticos, fármacos, produção de biocombustível e bioenergia, entre outros.

Durante o evento foi apresentado ainda  a sugestão da nova identidade visual do óleo de coco babaçu que será utiliza nos produtos para comercialização.

Para o presidente da Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária do Tocantins (COME-SOL) Carleon Silva, a parceria entre as instituições vai garantir a melhora de conhecimentos, da produção, rotulagem, documentação, além da organização da atividade dos cooperados.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS