Facebook
23/09/2016 - 22h32m

UFT

Reitoria participa de diálogo com conselhos diretores de Tocantinópolis e Araguaína

Redação

No início desta semana, a reitoria da Universidade Federal do Tocantins visitou os câmpus de Tocantinópolis e Araguaína, nos dias 19 e 20, respectivamente.  Além da reabertura do Restaurante Universitário em Araguaína, na ocasião também houve a participação nas reuniões dos conselhos diretores nos dois câmpus.

O diálogo entre professores, técnicos e estudantes com as direções e a reitoria demonstraram muita maturidade da comunidade acadêmica, segundo os participantes. O professor do curso de Educação no Campo, Maciel Cover, afirmou que é fundamental o diálogo para integração entre o Câmpus e a gestão. "Pudemos apresentar as demandas do Câmpus, como a finalização das obras de alguns laboratórios e a aquisição de livros básicos dos cursos para a biblioteca. Também foi possível apontar algumas alternativas. No caso da educação no campo, nós poderemos abrir outro processo seletivo pra preencher as vagas". Cover destacou que o objetivo de todos é ampliar o acesso e a permanência na universidade, principalmente das pessoas menos favorecidas.

A reitora Isabel Auler ressaltou que a participação nas reuniões foi uma iniciativa da reitoria de dialogar com os conselheiros dos câmpus com intuito de ouvir as demandas e também de discutir as estratégias, as novas propostas, metas e planos da gestão. "É importante que a comunidade saiba quais serão os procedimentos que vamos adotar para que eles tenham diálogo constante e que tenham sobretudo a visualização dos recursos, das políticas e tudo aquilo que está sendo feito pela gestão". A reitora acrescentou que este é um momento necessário para afinar os princípios de gestão e a parceria neste momento pelo qual as universidades passarão.

Reunião com estudantes
A visita a Tocantinópolis também foi aproveitada para reunião exclusiva com estudantes. O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Kherlley Barbosa, reuniu-se com os estudantes do câmpus para apresentar os principais programas do Plano Nacional de Assistência Estudantil e esclareceu a previsão orçamentária e destinação deste recurso para 2017.

 

O estudante de Pedagogia, Felipe Silva, explicou que a reunião serviu para apresentarem demandas e reivindicar os direitos dos estudantes. "Além  de selar o compromisso de comunicação ativa, estreitamos a relação da comunidade com a reitoria, para que juntos possamos buscar transparência, representatividade, políticas públicas e qualidade no ensino, pesquisa e extensão. Porque é isso que move a universidade".

Ao fim, a direção do Câmpus e a reitoria visitaram a Casa dos Estudantes, localizada dentro do próprio Câmpus, e a única em todo o Tocantins mantida pela própria UFT.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS